14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

“Amiloidose cardíaca: relato de caso”

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: A amiloidose cardíaca é causada pelo depósito de material proteico, fibrilar e insolúvel no tecido extracelular. A doença pode ter acometimento sistêmico ou estar restrita ao coração. Do ponto de vista clínico, são descritas quatro formas de apresentação conforme predominância das manifestações clínicas: cardiomiopatia restritiva, disfunção sistólica, hipotensão postural e distúrbio de condução. Não é frequentemente diagnosticada e a sua real incidência não é conhecida.

Objetivos

Objetivos: Demonstrar um caso de amiloidose cardíaca e seus espectros de apresentação clínica.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Relato de caso, qualitativo, observacional e descritivo. Revisão do prontuário e da literatura especializada, realizado pós aceite via Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultados

Resultados: M.F.S., feminino, 47 anos, negra, portadora de insuficiência cardíaca congestiva (New York Heart Association III), em uso de Carvedilol, Captopril e Hidrocolotiazida, administrados pela paciente de forma irregular. Em consulta ambulatorial, apresenta pressão arterial de 90/60mmHg, dispneia ao repouso, taquicardia (110 bpm), turgência jugular, hepatomegalia discreta, edema bilateral de membros inferiores +/4+, palidez cutâneo – mucosa 2+/4+. Encaminhada para realização de eletrocardiograma, que demonstrou sinais de hipertrofia atrial direita e baixa voltagem de QRS. Hemograma apresentando anemia normocítica normocrômica. Urinálise revelando proteinúria de 200 mg/24h. Radiografia de tórax evidenciando cardiomegalia discreta e infiltrado intersticial pulmonar. Posteriormente, ecocardiograma demonstrou sinais de cardiomiopatia restritiva com espessamento de parede ventricular esquerda de 13 mm. A paciente foi orientada ao uso correto das medicações. Foi levantada hipótese de amiloidose cardíaca e realizada punção aspirativa de tecido adiposo subcutâneo abdominal. Análise patológica demonstrou acúmulo de substância amiloide na amostra. A paciente foi encaminhada para centro de referência.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: O quadro clínico da amiloidose depende da distribuição dos depósitos pelos tecidos, sendo o coração e os rins os principais órgãos acometidos. A compreensão das bases clínicas da amiloidose é fundamental para elucidação etiológica de achados clínicos cardíacos. O conhecimento da patologia e a propedêutica diagnóstica adotada permitiram o diagnóstico correto de amiloidose sistêmica com acometimento cardíaco e o encaminhamento para o tratamento adequado.

Palavras Chaves

amiloidose cardíaca, amiloidose

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Aline Albacete Fernandes, Matheus Lopes Puls, Ana Amélia Lopes Puls