14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de cefaleia e seus prejuízos na qualidade de vida de acadêmicos de Medicina de uma Universidade Estadual no município de Santarém-PA

Fundamentação/Introdução

A cefaléia é a condição neurológica mais prevalente e dentre os sintomas mais frequentes na clínica. Estima-se que em qualquer população 50% apresenta cefaleia em um determinado ano e 90% refere cefaleia durante a vida. Além disso, leva a inabilidade, ausência, dificuldade em relações sociais e prejuízos em suas atividades habituais.

Objetivos

O objetivo deste estudo é observar a prevalência de cefaleia em acadêmicos de Medicina de uma universidade estadual no município de Santarém-Pará. Como objetivos específicos: contabilizar a ocorrência de cefaleia como principal dor autorreferida por universitários de Medicina,caracterizar a cefaleia quanto modo de instalação da dor, duração, frequência das crises, localização, caráter, intensidade, fatores de melhora e sintomas associados,identificar os fatores que os acadêmicos estariam expostos e possivelmente desencadearia o processo da dor relacionando a qualidade de vida,determinar a frequência das principais medicamentos.

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo e qualitativo.Possui também uma forma de levantamento, porque questionário.Realizada na Universidade do Estado do Pará, campus XII,no município de Santarém, estado do Pará.A pesquisa foi realizada com acadêmicos de Medicina matriculados no segundo semestre de 2016 dentro do primeiro ao oitavo período do curso.O questionário tinha questões objetivas e subjetivas composto por duas partes com um total de 39 questões sobre as características da cefaleia e seu manejo.Os dados foram tabulados e tratados no programa EXCEL®.

Resultados

Participaram da pesquisa 92 acadêmicos de medicina representando 61% do total matriculado de primeiro a quarto ano do curso. Dentre eles, 45,66% eram do sexo feminino e 54,34% do sexo masculino. A faixa etária mais incidente é entre 20-25 anos, quanto a ocorrência de cefaleia 73,91% referiram sentir a dor. Quanto a característica da dor, 58,82% teve início leve e foi aumentando com o passar do tempo, duração da dor em até duas horas mesmo com medicação em 50%,a frequência em 48,52% foi menos de uma vez por semana, maior localização na região lateral da cabeça ou na fronte em 29,41%, caráter pulsante/latejante e intensidade moderada. O fator de exposição prevalente foi a temperatura elevada e as classes de medicamentos mais utilizadas foram analgésicos e antiinflamatórios.

Conclusões/Considerações finais

Constatou-se a importância do estudo de prevalência dessa patologia, com foco nos fatores de estresses, que caminha como um enorme prejuízo para a qualidade de vida dos acadêmicos de medicina.

Palavras Chaves

cefaleia, acadêmicos, qualidade de vida

Área

Clínica Médica

Autores

Sofia Dosares Batista Silva, Paula Socorro Oliveira Soares, Raina Caroline Batista Quaresma, Francileno Sousa Rego, Caroline Nunes Figueira