Coriocarcinoma metastático após gestação a termo: relato de caso.
Coriocarcinoma é uma forma extremamente agressiva de neoplasia trofoblástica gestacional, que se dissemina por via hematogênica e emite metástase para pulmões, vagina, fígado e sistema nervoso central, sendo que 50% surgem após uma mola hidatiforme, 25% derivam de abortos espontâneos; 22,5% de gestações normais e 2,5% de gestações ectópicas.
Descrever o caso de uma paciente acometida por coriocarcinoma metastático em pulmão e sistema nervoso central após 2 anos de sua gestação a termo, com histórico de mola hidatiforme prévia.
F.B., 25 anos, interna para investigação de massa pulmonar aos cuidados da pneumologia, com relato de quadro prévio de febre vespertina, sudorese, emagrecimento de 10kg em 2 meses, tosse seca e dor torácica. Previamente hígida, gesta 2, para 1, sem abortos prévios. Paciente com histórico de mola hidatiforme há 5 anos a qual foi acompanhada ambulatorialmente pela ginecologia e posteriormente recebeu alta. .
Durante a internação, tomografia computadorizada (TC) de tórax evidenciou processo expansivo sólido em lobo inferior esquerdo, de 14x12cm, com impregnação heterogênea ao contraste e extenso derrame pleural. Biópsia de pleura evidenciou pleurite crônica inespecífica. Exame de gonodotrofina cororiônica humana quantitativo positivo (177.995 mUI/ml). Ultrassom transvaginal revelou ausência de feto. Biópsia da massa pulmonar elucidou o diagnóstico de coriocarcinoma metastático. Ressonância magnética de encéfalo mostrou lesão em hemisfério cerebral esquerdo. Paciente foi então submetida à exérese da metástase cerebral única e iniciado quimioterapia EMA-CO (etoposide, metotrexate, actinomicinaD, etoposide e cisplastina), em conjunto com radioterapia, obtendo boa evolução clínica.
Coriocarcinoma é a forma maligna mais agressiva da neoplasia trofoblástica gestacional, que comumente evolui para doença metastática, sendo o pulmão um dos sítios mais acometidos. É uma neoplasia rara, mas que deve ser aventada como diagnóstico diferencial a ser pensado em mulheres com sintomas respiratórios e ginecológicos associados.
Coriocarcinoma; metástase neoplásica.
Clínica Médica
Samantha Brandes, Júlia Isabel Richter Cicogna, Luís Fernando da Silveira Lobo Cicogna