14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA MORBIMORTALIDADE DO PACIENTE ASMÁTICO NA REGIÃO NORDESTE APÓS IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL FARMÁCIA POPULAR

Fundamentação/Introdução

A asma é um problema de saúde pública que afeta parcela significativa da população. As tendências das taxas de atendimentos e gastos financeiros por asma nos serviços de urgência, nos últimos anos, apresentou uma variação significativa. A prevenção e o controle da asma na atenção primária com a implantação do Programa Farmácia Popular, em junho de 2012, veio sob a forma de subsídio público sobre os valores dos medicamentos, tanto de controle da crise quanto de prevenção.

Objetivos

Analisar o impacto na região nordeste do programa nacional Farmácia Popular nos pacientes asmáticos no período de 2011 a 2016.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, com abordagem qualiquantitativa, utilizando dados obtidos através do DATASUS, TabNet Win32 3.0. Analisaram-se dados referentes ao número total de atendimentos, dias de hospitalização, custos por atendimentos e óbitos de pacientes asmáticos na região nordeste no período de 2011 a 2016.

Resultados

De acordo com os dados obtidos houve uma diminuição em vários aspectos analisados. No período de 2011 a 2016, o número de atendimentos diminuiu 54,9%, o que contribuiu para que o valor total gasto por ano em atendimentos passasse de 42.170.084,41 em 2011 para 19.689.883,83 em 2016, diminuindo aproximadamente 46,6%. Além disso, a permanência em dias de hospitalização também decresceu 54,3%. Somado a isso, a taxa de óbitos por asma teve uma queda significativa de 42% no período analisado.

Conclusões/Considerações finais

A implantação do Programa Farmácia Popular com distribuição de medicamentos gratuitos para asma mostrou-se extremamente positiva a partir do melhor manejo da doença, ocasionando a diminuição dos casos atendidos, os dias de hospitalização, os gastos financeiros dos setores responsáveis e, consequentemente, a redução do número de óbitos causados pela asma.

Palavras Chaves

Asma, nordeste, morbimortalidade

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Ana Maria dos Santos Goncalves, Jordan de Oliveira Sousa Guimarães, Rafael Silva Santos, Erika de Oliveira Menezes, Jessica Teles Santana