14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Biópsias Renais no Hospital Universitário Mário Palmério – Avaliação clínico-epidemiológica dos últimos 3 anos

Fundamentação/Introdução

Introdução: As Glomerulopatias são a 3ª principal causa de Doença Renal Crônica Terminal em todo mundo. A Biópsia Renal é padrão ouro para o diagnóstico das glomerulopatias, sendo imprescindível para a avaliação prognóstica e decisão terapêutica. O Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário Mário Palmério (HUMP), em parceria com o Serviço de Nefropatologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vem há 3 anos realizando biópsias renais (rins nativos e transplantados).

Objetivos

Objetivos: Análise clínico-epidemiológica das biópsias renais realizadas no HUMP, nos últimos 3 anos.

Delineamento/Métodos

Métodos: Estudo observacional, através da solicitação e dos laudos das biopsias renais, obter os dados clínicos, epidemiológicos e os diagnósticos das mesmas (entre maio de 2014 e junho de 2017).

Resultados

Resultados: Foram realizadas 66 biópsias, sendo 46 (69,7%) de pacientes SUS e 20 (30,3%) de pacientes Convênios e Particulares. 54 biópsias (81,8%) de rins nativos e 12 de transplantados. A média de idade foi de 41,7 anos (15 – 82 anos). Predominaram o sexo feminino (57,5%) e a raça branca (81,8%). Em relação à indicação da biópsia, em rins nativos, a mais comum foi Síndrome Nefrótica (18 casos – 33,3 %), seguida por alterações assintomáticas – proteinúria e proteinúria + hematúria (24 %) e síndrome nefrótica + nefrítica (20 %). Já nos pacientes transplantados a principal indicação foi função retardada do enxerto-DGF (83%). Em relação às etiologias, nas glomerulopatias primárias (n=44) predominaram Glomeruloesclerose segmentar e focal / podocitopatias (25%), seguidos por nefropatia IgA (22,7%), e glomerulonefrite membranosa (11,4%). Em relação às glomerulopatias secundárias (n=10), predominaram nefrite lúpica (60%) e nefropatia diabética (20%).

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Em consonância com outras casuísticas brasileiras, nossos dados confirmam a síndrome nefrótica como a principal indicação de biópsia renal e a Glomeruloesclerose segmentar e focal e Nefrite lúpica como as principais causas de glomerulopatias primárias e secundárias, respectivamente.

Palavras Chaves

Biópsia Renal, Glomerulopatias

Área

Clínica Médica

Autores

Fabiano Bichuette Custodio, Letícia Andrade Santos, Ana Luísa Oliveira, Marlene Antonia dos Reis, Mariana Salomão Braga