14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil epidemiológico dos pacientes com fibrose cística atendidos em um hospital público de Sergipe

Fundamentação/Introdução

A fibrose cística é uma patologia de caráter hereditário autossômico recessivo que afeta principalmente o sistema respiratório e gastrointestinal. Constitui-se por alterações no transporte do íon cloro nas membranas das células epiteliais, que gera alteração na espessura do muco e consequentemente, obstrução nos ductos de glândulas exócrinas. A relevância do seu estudo é que se trata de doença complexa além haver pouco conhecimento sobre ela no nosso país.

Objetivos

Traçar o perfil epidemiológico dos pacientes até 18 anos com fibrose cística acompanhados no ambulatório de um hospital público de Sergipe.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo e descritivo, com abordagem quantitativa, utilizando dados coletados do Serviço de Referência de Triagem Neonatal de um Hospital Público de Sergipe. As informações são referentes aos pacientes diagnosticados com fibrose cística e que fazem acompanhamento ambulatorial nesse hospital.

Resultados

De acordo com os dados obtidos foram registrados 41 pacientes com fibrose cística atendidos no ambulatório do hospital analisado. A faixa etária varia entre 1 e 18 anos com maior número de pacientes aos 7 anos de idade (12,1%), seguido pela faixa etária de 4 anos. Há uma maior incidência do sexo masculino com 53,6% dos casos. Em relação à localização dos pacientes apenas 10 deles residem na capital (Aracaju), sendo os demais (75,6%) moradores de outras cidades e um deles residente no estado da Bahia.

Conclusões/Considerações finais

Observa-se que a maioria da população era do sexo masculino e habitante de municípios adjacentes à capital. O maior número de casos acontece na segunda infância, sendo relevante seu estudo por se tratar de uma doença complexa e haver pouco conhecimento sobre ela no país. Além disso, o acompanhamento e o tratamento precoce, em centros especializados, tende a melhorar a sobrevida e a chance de promoção da qualidade de vida do paciente.

Palavras Chaves

fibrose cística, epidemiologia, hospital público

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Jordan de Oliveira Sousa Guimarães, Ana Maria Dos Santos Goncalves, Marina Maria Santos Alves, Jéssica Oliveira Cunha Barreto, Gledson Lima Alves Júnior