14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PROGRAMA DE CUIDADOS PALIATIVOS DA UNIMED VALE DO SÃO FRANCISCO

Fundamentação/Introdução

Recentemente observamos um envelhecimento da população assim como crescimento na prevalência de doenças oncológicas , somadas ao desenvolvimento tecnológico da terapêutica que tornou crônicas doenças até então mortais. Com isso houve um aumento importante de pacientes com doenças crônicas e "fora da possibilidade de cura" hospitalizados por muito tempo com importante grau de sofrimento, e é nesse contexto que os cuidados paliativos se destaca. Observando essa lacuna , foi criado o Programa de Cuidados Paliativos em outubro de 2015 atendendo as cidades de Petrolina PE e Juazeiro BA. O programa conta com uma equipe multiprofissional e faz visitas domiciliares de acordo com a necessidade individual de cada paciente com assistência 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Objetivos

Divulgar a experiência da equipe do Programa de Cuidados Paliativos no vale do São Francisco e difundir os benefícios obtidos pelos pacientes e familiares.

Delineamento/Métodos

Estudo quantitativo, observacional, e retrospectivo sobre o Programa de Cuidados Paliativos da UNIMED Vale do São Francisco.

Resultados

O programa teve início em outubro de 2015 com uma equipe composta por 2 médicos, 1 enfermeira, 1 psicóloga, 1 fisioterapeuta, 1 terapeuta ocupacional, 1 fonoaudióloga 1 nutricionista e 1 assistente social. Os atendimentos são realizados em domicílio, acolhendo pacientes com doenças avançadas, conjuntamente com seus familiares, proporcionando conforto e dignidade.
Até o momento foram avaliados 52 pacientes, sendo 39 incluídos no programa, com idade entre 14 e 97 anos. Houveram 22 óbitos e 1 alta, todos em domicílio. Atualmente 16 pacientes estão sendo acompanhados. As principais patologias são Doença de Alzheimer, neoplasias malignas , Doença de Parkinson , Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e sequelas de Acidente Vascular Encefálico. Atualmente contamos com 6 médicos, 2 enfermeiras, 1 psicóloga, 1 Fisioterapêuta, 1 terapêuta ocupacional, 1 fonoaudióloga , 1 técnida de enfermagem , 1 nutricionista e 2 assistente sociais. Havendo em média 350 atendimentos mensais. O índice de satisfação com o programa foi de 90.90%.

Conclusões/Considerações finais

Os cuidados paliativos trazem conforto e dignidade aos pacientes e seus entes queridos diante da finitude da vida. Durante esse tempo o programa tem evoluído estando cada vez mais difundido em nossa região, proporcionando maior adesão a esse tipo de abordagem, beneficiando assim os pacientes com patologias sem perspectiva de cura. Evolução constatada no índice de aprovação superior a 90%

Palavras Chaves

Paliação
Cuidados paliativos
Conforto

Área

Clínica Médica

Autores

GUSTHAVO FELLIPE GOMES DE SÁ, Maria Mercia Ferreira, Fabricio Rodrigo Pires Cagliari, Luciana Mendonça, Edinaldo De Barros Torres