14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO E CLÍNICO-LABORATORIAL DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM TROMBOCITEMIA ESSENCIAL EM UNIDADE DE REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA CLINICA DO SUL DA BAHIA

Fundamentação/Introdução

A trombocitemia essencial (TE) é uma neoplasia mieloproliferativa (NMP) crônica Philadelphia-negativo, caracterizada por um transtorno clonal que acomete as plaquetas, levando à trombocitose, aumentando o risco cardiovascular, de trombose venosa e arterial, assim como ocorrência de sangramentos, leucemia aguda ou mielofibrose.



Objetivos

Descrever o perfil epidemiológico e clinico-laboratorial de pacientes diagnosticados com trombocitemia essencial em serviço de referência em Oncologia Clinica da Região Sul-Baiana no período de janeiro de 2007 a janeiro 2017, bem como identificar a incidência de fenômenos tromboembólicos nesses pacientes.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo, agregado, observacional, transversal e quantitativo, de modo a analisar os prontuários correspondentes a todos os pacientes com diagnóstico de Trombocitemia Essencial atendidos nos últimos 10 anos em Serviço de Referência em Oncologia Clinica do Sul da Bahia.

Resultados

A distribuição por sexo foi de três homens (21,5%) e 11 mulheres (78,5%). A idade dos pacientes variou de 36 a 83 anos, com média (59 anos ±14,5 DP). O valor médio de Hemoglobina no momento do diagnóstico foi (13,6 g/dL ± 2,20 DP). O valor médio de Plaquetas foi de (1.405.929mm³ ± 786.856 DP). Apenas quatro pacientes (28,6%, diagnosticados recentemente) foram testados para mutação JAK-2 e CAL-R, sendo dois negativos para JAK-2 e CAL-R, um positivo para CAL-R e um positivo para JAK-2. No momento do diagnóstico, oito pacientes (57,1%) eram assintomáticos. Dos 14 pacientes, três (21,4%) apresentaram fenômenos tromboembólicos. 13 pacientes (93,0%) receberam hidroxiureia, sendo três em associação com anagrelida, e um paciente (7%) dentre os 14 recebeu somente anagrelida. Interferon-alfa não foi utilizado. Nenhum paciente evoluiu para, leucemia aguda, mielofibrose ou óbito.

Conclusões/Considerações finais

A prevalência de TE no Brasil não é conhecida com precisão. A idade média dos pacientes ficou estabelecida entre a 4ª-6ª década de vida. Todos os pacientes apresentavam elevação de plaquetas suficiente para enquadramento nos critérios diagnósticos de TE (aumento sustentado em sangue periférico, ≥ 450x109/L). Cerca de 93% dos pacientes foram tratados e se apresentaram bem responsivos ao uso de hidroxiureia. Nenhum dos pacientes evoluiu com mielofibrose, leucemia aguda ou óbito. O estudo sobre a TE no Brasil se faz necessário para melhor entendimento dessa patologia em nosso meio, de forma a identificar o perfil desses pacientes e reduzir os desfechos desfavoráveis.

Palavras Chaves

Trombocitemia Essencial, Sindrome Mielodisplásica, Oncologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Unidade de Quimioterapia da Santa Casa de Misericordia de Itabuna - Bahia - Brasil, Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia - Brasil

Autores

Juan Lopes Vieira Dourado, Jordian Jorge Pinheiro, Julia Castro de Souza, Débora Zolet Boneta, Eduardo Kowalski Neto