14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: TRAQUEOBRONCOPATIA OSTEOCONDROPLÁSICA E SILICOSE

Fundamentação/Introdução

A traqueobroncopatia osteocondroplásica (TO) é uma doença benigna, de causa desconhecida e rara. É caracterizada por lesões nodulares na laringe, traqueia e brônquios fontes, calcificadas, sésseis, cartilaginosas e/ou ósseas, distribuídas pelas paredes ântero-laterais, projetando-se no lúmen laringotraqueobrônquico e pode evoluir com estenose do lúmen. A Silicose é uma doença ocupacional, causada pela inalação de sílica cristalina

Objetivos

Relatar o caso de traqueobroncopatia osteocondropásica e silicose.

Delineamento/Métodos

Paciente masculino, 54 anos, há 3 anos referiu dispneia aos grandes esforços com piora progressiva de início há 25 anos, tosse seca e sibilância. Portador de Doença do Refluxo Gastroesofágico e silicose. Carga tabágica 1 ano/maço e exposições ocupacionais em mineração de ouro subterrânea 10 anos e pedreira 30 anos. Ao exame, eupneico e ausculta pulmonar com murmúrio vesicular diminuído em bases, estertores crepitantes em 1/3 médio e bases bilaterais e saturação 89% em ar ambiente, sem demais alterações. Gasometria arterial hipoxemia. Ecocardiograma com alta probabilidade de hipertensão pulmonar. Espirometria com distúrbio ventilatório obstrutivo acentuado, sem resposta à prova broncodilatadora. Tomografia de tórax com sinais de enfisema, múltiplos nódulos calcificados centrais em lobo superior direito, diversos aglomerados de nódulos, bolhas subpleurais e calcificações de paredes laterais e anteriores de traqueia e brônquios fontes. Na broncoscopia, apresentava estenose de 70% na luz traqueal em toda a sua extensão, traqueia com superfície sangrante e mucosa irregular, com aspecto de múltiplas placas levemente amareladas; brônquios fontes com estenose de 50% e brônquios lobares com estenose de 60%, com mucosa semelhante. Biopsia endobrônquica mostrou mucosa com paredes espessadas, sem sinais de malignidade e sem depósitos amiloides.

Resultados

O paciente segue em acompanhamento, com estabilidade do quadro e mantendo função pulmonar.

Conclusões/Considerações finais

A silicose é diagnosticada pela história de exposição e imagem radiológica compatível, sem necessidade de biópsia. A TO predomina no sexo masculino, entre a quinta e sexta década de vida e habitualmente é assintomática Os. sintomas decorrem da obstrução de via aérea. É suspeitada pela broncoscopia e/ou tomografia computadorizada de tórax/traqueia com lesões nodulares características. Ambas não tem tratamento específico. Se há obstruções moderadas/severas por TO, pode ser feita remoção cirúrgica.

Palavras Chaves

Traqueobrocopatia osteocondroplásica; Silicose; Distúrbio ventilatório obstrutivo; Lesões nodulares.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital das Clínicas - Goiás - Brasil, Hospital de Urgências - Goiás - Brasil

Autores

Isabella Carvalho Oliveira, Mariana Barreto Marini, Laene Sousa Ribeiro, Maria Auxiliadora Carmo Moreira