14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pancreatite Hipercalcêmica como rara apresentação de Mieloma Múltiplo.

Fundamentação/Introdução

Mieloma múltiplo (MM) é a neoplasia óssea mais comum, doença complexa com diversas manifestações clínicas com sinais e sintomas inespecíficos que atrasam o reconhecimento da patologia, sendo necessária biópsia medular para diagnóstico. Comum na faixa etária idosa. Neoplasia maligna caracterizada por destruição óssea, substituição da medula por plasmócitos e produção de paraproteínas. A destruição óssea gera dor, hipercalcemia e fraturas patológicas. A pancreatite secundária à hipercalcemia é uma complicação incomum desta neoplasia. A literatura carece de relatos de pancreatite devido a hipercalcemia.

Objetivos

Apresentar caso de pancreatite decorrente de hipercalcemia secundaria a MM.

Delineamento/Métodos

M.J.G.M, 66 anos, sexo feminino, sem comorbidades e etilismo prévio, história de dor lombar, náuseas e vômitos, dor em membros inferiores, picos hipertensivos há 30 dias. Astenia e emagrecimento de 10 Kg no período. Na admissão apresentava-se com critérios de urgência dialítica: hipertensão refratária, uremia e clearence creatinina 1,8ml/min/1.73m², iniciado hemodiálise por cateter de curta permanência. No segundo dia de internação evoluiu com dor abdominal em faixa, náuseas e vômitos, aumento de amilase (1394mg/dl) com hipercalcemia (Cai 1,64meq/l). Ultrassonografia e tomografia computadorizada (TC) de abdome com barro biliar, ausência de cálculos ou dilatação de via biliar intra e extra-hepática. Exames: anemia hipocrômica e microcítica, hipercalcemia, insuficiência renal, radiografia lesões em crânio em saca bocado (Figura 1), TC com lesões osteolíticas em coluna lombar e torácica, eletroforese de proteínas com pico gama monoclonal, ferritina >2000ng/ml e B2 microglobulina 2mg

Resultados

Mielograma e imunohistoquimica com plasmocitose moderada. Melhora da pancreatite após jejum e suporte clínico, normalização do cálcio após hemodiálise e pamidronato (Cai 1,28meq/l), e encaminhada para hospital de referência para tratamento e seguimento.

Conclusões/Considerações finais

Mieloma múltiplo cursa com hipercalcemia por reabsorção óssea o que pode levar a alteração da estrutura da célula acinar, bloqueio secretório e ativação precoce de tripsinogênio causando pancreatite. Etiologias mais prevalentes para hipercalcemia são hiperparatireoidismo primário e neoplasias. Principais etiologias de pancreatite são cálculos biliares e alcoolismo. Apesar do MM cursar com hipercalcemia, a apresentação com pancreatite é rara e poucos relatos descritos em literatura. Apesar de rara não deve ser esquecida devido sua gravidade.

Palavras Chaves

mieloma múltiplo; pancreatite aguda; hipercalcemia; causas de hipercalcemia

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral de Carapicuíba - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Lafetá Lima, Ananda Sabbag Domingos, Raquel Cabrera de Oliveira, Rodrigo dos Santos Moraes, Maria Luiza Galoro Corradi