14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: DIAGNÓSTICO DE MIELOMA MÚLTIPLO NA INVESTIGAÇÃO DE ANEMIA NORMOCÍTICA E NORMOCRÔMICA EM PACIENTE ASSINTOMÁTICO.

Fundamentação/Introdução

O Mieloma Múltiplo (MM) é uma neoplasia progressiva e incurável de células B, que caracteriza-se por expansão clonal plasmocitária na medula óssea (MO) e produção de imunoglobulina monoclonal, promovendo progressivamente destruição óssea, falência renal, supressão da hematopoiética e infecções. Alta prevalência na população idosa, sexo masculino e raça negra. Representa 1% de todos os cânceres e 13% das neoplasias hematológicas no Brasil. O diagnóstico passa pela determinação das proteínas monoclonais. O tratamento baseia-se na quimioterapia e no transplante autólogo de MO.

Objetivos

Relatar a importância da investigação da anemia normocítica e normocrômica (N/N) no paciente assintomático pela descrição de um caso de MM.

Delineamento/Métodos

Relato de caso feito por coleta de informações em prontuário, após consentimento do paciente.

Resultados

RELATO DO CASO: Paciente 56 anos, sexo masculino, assintomático, realizou exame periódico que evidenciou anemia N/N: hemoglobina 12,5g/dl. História patológica prévia: hipercolesterolemia, hipotireoidismo e câncer de testículo tratado com radioterapia há 10 anos. Iniciado investigação laboratorial que mostrou na eletroforese de proteínas: pico monoclonal 1,92g (albumina 3,82). Solicitado complementação laboratorial com imunofixação de proteínas séricas: IgA/Kappa; imunofixação de proteínas urinárias: ausência de proteína monoclonal. Radiografia dos ossos longos e crânio: sem lesões osteolíticas. Dosagem de Beta 2 microglobulina 2,5; cálcio iônico 1,31; creatinina 1,1mg/dl. Diante dos exames, feito mielograma que evidenciou 54% de plasmócitos, confirmando a hipótese de MM. Estadio IA (Durin Salmon) e Estadio I (ISS). Paciente foi então encaminhado para tratamento hematológico, submetido a 6 ciclos de quimioterapia com corticoide, ciclofosfamida e bortezomibe, seguido de transplante autólogo, com pega medular no dia 10 pós transplante. Paciente evoluiu sem intercorrências, normalização dos exames e em seguimento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

MM é uma doença que apresenta aumento da prevalência, o que torna fundamental o seu conhecimento pelo clínico, para que possa reconhecer as características clínicas e laboratoriais e conduzir adequadamente o paciente. Nesse caso, o ponto de partida para diagnóstico foi avaliação criteriosa de anemia. Desta maneira, o diagnóstico precoce interrompeu a evolução natural da doença, prevenindo complicações, além do aumento da sobrevida e da qualidade de vida do paciente.

Palavras Chaves

anemia, mieloma múltiplo, imunoglobulina monoclonal.

Área

Clínica Médica

Instituições

UFJF-Campus avançado Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil

Autores

Camila de Souza Chagas, Renata Germini Silva, Sylvia Fatma Gomes Rocha