14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PLASMOCITOMA: DESAFIO DIAGNÓSTICO EM PACIENTE IDOSA COM APRESENTAÇÃO CLÍNICA ATÍPICA. RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

O plasmocitoma é uma proliferação neoplásica de um clone de plasmócitos, que produzem imunoglobulina monoclonal. O plasmocitoma solitário ósseo é definido pela presença de um plasmocitoma na ausência de múltiplas lesões osteolíticas ou outros achados compatíveis com mieloma múltiplo. Cerca de 50 a 70% dos pacientes vão desenvolver mieloma múltiplo em um período de 10 anos.

Objetivos

O presente artigo relata o caso de uma paciente idosa, que apresentou plasmocitoma ósseo solitário de esterno de difícil diagnóstico devido a manifestações clínicas atípicas e possível evolução para mieloma múltiplo.

Delineamento/Métodos

Paciente 74 anos, sexo feminino, natural e residente em Pouso Alegre-MG, aposentada. Procura o atendimento médico por confusão mental, taquipneia e dor torácica precordial em queimação, além de história de queda com trauma da região anterior do tórax. Na internação hospitalar evoluiu com hiponatremia refratária ao tratamento, tromboflebite superficial em membro superior esquerdo, celulite periorbitária, endoftalmite, e osteomielite no esterno.

Resultados

A eletroforese de proteínas séricas teve como resultado o aumento policlonal na região das gamaglobulinas. A biópsia da lesão considerou achado compatível com plasmocitoma. Tomografia computadorizada de esqueleto não evidenciou lesões adicionais. Apresentou uma evolução ruim com insuficiência renal crônica agudizada por provável síndrome de lise tumoral, indo a óbito.

Conclusões/Considerações finais

O relato de caso vem ressaltar a importância da hipótese diagnóstica de Plasmocitoma/Mieloma Múltiplo frente a um paciente idoso, com manifestação clínica diversificada, como anemia, insuficiência renal, fratura patológica e infecções de repetição, em vista de sua evolução e prognóstico.

Palavras Chaves

Plasmocitoma, mieloma múltiplo, tromboflebite, idoso, síndrome de lise tumoral.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Vale do Sapucaí - Minas Gerais - Brasil

Autores

Déborah Pedrosa, Emílio de Andrade Rocha, Jorge Luiz de Carvalho Mello, Juliana Monroe Silva, Sebastião Jupiaçara Guimarães