14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Loeffler: incomum ou pouco diagnosticada?

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Loeffler, também classificada como eosinofilia pulmonar simples, é definida como presença de eosinofilia no sangue periférico associada a infiltrados pulmonares. Um quarto dos pacientes apresentam sintomas de origem idiopática, no entanto, a causa etiológica mais comum inclui parasitas, fungos, infecções bacterianas e hipersensibilidade a drogas. O quadro clinico apresenta sinais e sintomas inespecíficos, caracterizando a síndrome como um desafio diagnostico.

Objetivos

Relatar um caso de Síndrome de Loeffler de etiologia parasitária, com desfecho favorável.

Delineamento/Métodos

Relato de Caso.

Resultados

Paciente feminina, 61 anos, com queixa de febre vespertina (38º), anorexia, astenia, palpitações, mialgia, cefaleia, associada a zumbido e fotofobia, há 60 dias. Um mês antes notou aparecimento de sudorese noturna, sinal que foi intensificando-se com o decorrer dos dias. Ao exame físico, paciente em bom estado geral, auscultas cardíaca e pulmonar sem alterações. Na avaliação laboratorial constatou-se eosinofilia (15%) e na Radiografia de Tórax: consolidação em lobo superior do pulmão direito. Diante do quadro, foi prescrito Moxifloxacino 400 mg/dia, por 10 dias e solicitado pesquisa para BAAR, Tomografia Computadorizada de tórax e novo hemograma. Após antibioticoterapia, paciente apresentou persistência dos sintomas e da eosinofilia (20%); pesquisa para BAAR negativa; TC de tórax: opacidade com aspecto inflamatório e padrão fibrocicatricial, com predomínio em lobo superior do pulmão direito. Indagou-se, então, Síndrome de Loeffler. Foi solicitado Pesquisa de Parasitológico de Fezes (PPF) - 3 amostras, e após termino da coleta, início de Nitazoxanida 1g/dia por 3 dias, repetindo o esquema medicamentoso em uma semana. Paciente apresentou melhora total dos sintomas, as amostras do PPF vieram negativas, e RX de tórax feito após um mês do tratamento evidenciou padrão normal.

Conclusões/Considerações finais

O comprometimento pulmonar em infecções parasitárias é uma manifestação clínica menos usual, sendo assim, tanto o diagnóstico da síndrome, quanto sua terapêutica ficam postergadas. A síndrome de Loeffler deve ser considerada diagnostico diferencial nos casos de febre, associados a presença ou não de sintomas respiratórios, infiltrados pulmonares na radiografia, eosinofilia no sangue periférico, além de considerar áreas endêmicas para infecções parasitárias.

Palavras Chaves

Síndrome de Loeffler; Pneumonia eosinofílica; Parasitose;

Área

Clínica Médica

Autores

Julia Tie Sakurai, Lindsey Mitie Nakakogue, Andre Filipe Ribeiro Castilho, Simone Emi Sakurai, Daniel Ossamu Sakurai