14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Sinusite de repetição e nódulos pulmonares como manifestações iniciais de Granulomatose com Poliangeíte

Fundamentação/Introdução

A granulomatose com poliangeíte (GPA) é uma vasculite sistêmica que afeta principalmente vias aéreas e rins, cuja incidência varia de 0,5 a 15 casos/milhão, acometendo igualmente homens e mulheres (GONZALEZ-GAY, GARCIA-PORRUA; 2001). Seu diagnóstico exige alta suspeição e conhecimento sobre a doença.

Objetivos

Divulgação científica de um caso com diagnóstico de GPA durante internação em Hospital-escola, mostrando os desafios no diagnóstico e manejo da doença.

Delineamento/Métodos

Paciente, feminino, 23 anos, admitida com náuseas e dor em flanco esquerdo há 2 dias. História de febre intermitente há 4 meses e vários ciclos de antibióticos por sinusopatia. Encontrava-se taquicárdica, taquipnéica, com abdome doloroso difusamente, membrana timpânica abaulada bilateralmente, otorréia e máculas hipercrômicas em membros inferiores. Tomografia computadorizada (TC) de seios da face prévia com pansinusopatia. Propedêutica hospitalar com anemia, elevação de provas inflamatórias, sorologias virais negativas, hematúria com dismorfismo eritrocitário negativo. TC de tórax com extensa consolidação em lobo superior e médio de pulmão esquerdo com halo de vidro fosco. Iniciado cefepime por suspeita de pneumonia. Broncoscopia com hiperemia e sangramento de mucosa nasal interrompida por intolerância da paciente. FAN e crioglobulinas negativos, sem consumo de complemento. ANCA com padrão c-ANCA e positividade para PR3-ANCA. Feito diagnóstico de GPA e pulsoterapia com metilprednisolona. Houve melhora clínica e laboratorial, recebeu alta com metotrexato e prednisona.

Resultados

Paciente má aderente e acompanhamento irregular. Retornou após seis meses com febre, dor torácica e lombar, tosse produtiva e dispnéia. Mantinha anemia, provas inflamatórias elevadas e hematúria. Hemoculturas e urocultura negativas. TC de tórax com múltiplos nódulos cavitados de paredes espessadas e nível hidroaéreo. Broncoscopia com hiperemia subglótica e de brônquio superior direito. Lavado broncoalveolar com BAAR, pesquisa de fungos e cultura negativas. Optado por pulsoterapia com metilprednisolona e ciclofosfamida e transferida para Hospital com serviço de Reumatologia.

Conclusões/Considerações finais

Conhecer os diagnósticos diferenciais de sinusopatia associada a alteração renal e pulmonar é imprescindível para o clínico. Como o tratamento da GPA exige equipe especializada com serviço de reumatologia, torna-se um desafio para serviços que não dispõem desses recursos necessários, o que pode aumentar substancialmente a mortalidade da doença.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves - Minas Gerais - Brasil

Autores

Nathália Aparecida Hoelzle Lousada Silva, Lísel Gottfried Mallmann, Tarcila Paoli Marques Moreira, Milton Mota Santiago Souto, Renato Alvarenga Resende