14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Incidência de Infarto Agudo de Miocárdio em Unidade de Terapia Intensiva de Hospital Secundário da Região Leste de São Paulo

Fundamentação/Introdução

O Hospital Geral de Guainases Jesus Teixeira da Costa da Zona Leste de São Paulo, Atende as especialidades básicas e não conta com recursos diagnósticos sofisticados sendo que algumas patologias dependem para sua resolução dos recursos que a rede do SUS dispõe.

Objetivos

Demostrar como a logística para utilização dos recursos que não dependem de nosso hospital podem refletir sobre a nossa mortalidade.

Delineamento/Métodos

Foi um estudo observacional retrospectivo de pacientes que se internaram na Unidade de Terapia Intensiva no ano de 2016, no momento da admissão tinham diagnóstico de infarto agudo do miocárdio e se havia excluído doenças como dissecção de aorta, tromboembolia pulmonar e doença coronariana sem infarto. Foi requisito imprescindível que os pacientes tivessem diagnostico confirmado por alterações eletrocardiográficas ou marcadores cardíacos. Analisamos nossa mortalidade baseando-nos no APACHE II e SAPS SCORE 3.

Resultados

Foram admitidos 53 pacientes na Unidade de Terapia Intensiva já com diagnóstico de Infarto Agudo de Miocárdio, sendo 64,2% dos pacientes do sexo masculino e 35,8% do sexo feminino, a idade média foi de 60 anos para ambos os grupos. A pontuação média do APACHE II para o grupo mulheres foi de 7 e para os homens 9, com uma taxa de mortalidade prevista de 8% para ambos os grupos, SAPS SCORE para mulheres 41 com SAPS Risco 7,2% ,e no grupo dos homens SAPS SCORE 42 com um SAPS Risco de 8%.
Quanto a diferenciação por diagnóstico de IAM com e sem supra de ST, foram de 50% em homens, para os dois braços. Já nas mulheres, 63,2% foram diagnosticadas com IAM sem supra ST e 36,8% diagnosticadas de IAM com supra ST.
Mortalidade global foi de 13,1% .Quanto a mortalidade intra-hospitalar por gênero, 70% corresponderam ao gênero masculino e 30% ao gênero feminino.

Conclusões/Considerações finais

Pacientes foram diagnosticados com infarto com supra ou sem supra do segmento ST, os que chegaram em tempo adequado com infarto com supra de ST foram tratados com trombolítico, Aqueles que não melhoravam tínhamos dificuldade de conseguir procedimentos de cineangiocoronariografia de urgência, esto ainda era pior nos pacientes que apresentavam choque cardiogênico ou naqueles que precisassem suporte de UTI. Sendo que 85% conseguem o cateterismo de forma ambulatorial, e 15% na urgência, e destes por questões logísticas para a obtenção da vaga com o recurso solicitado e transporte faz com que nossos pacientes enfrentem um maior tempo de isquemia o que poderia ter relação com os desfechos de mortalidade

Palavras Chaves

Infarto Agudo miocardio, com supra do segmento ST, sem supra segmento ST
cinecoronariografia, APACHE II SAPS SCORE 3, Logística.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital geral Jesus Teixeira da Costa Guainases - São Paulo - Brasil

Autores

Silvia Cárdenas Prado, Carla Agapito, Alexandre Cristo Rodrigues, Claudia Sheilla Mangili, Paulo Eduardo Mattos