14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PANORAMA DA MANIFESTAÇÃO DOS CASOS DE INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO EM IDOSOS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA AMAZÔNIA NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2014 A JUNHO DE 2016

Fundamentação/Introdução

Introdução: Dentre as doenças cardiovasculares, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a primeira causa de morte no Brasil e são registrados cerca de cem mil óbitos anuais devidos à doença. Suas manifestações clínicas se apresentam de forma típica e atípica. Sua forma atípica, manifestada com mais frequência em idosos, pode mascarar a presença do IAM, dificultando seu reconhecimento.

Objetivos

Objetivos: Comparar o perfil clínico e epidemiológico dos tipos de manifestação dos casos de IAM em idosos, por meio da identificação da frequência dos fenômenos “IAM típico” e “IAM atípico”, das características clínicas e epidemiológicas de cada tipo bem como os fatores de risco para IAM atípico, além de correlacionar o tipo de manifestação clínica com o prognóstico do paciente.

Delineamento/Métodos

Métodos: Descritivo-estatístico-documental com caráter transversal e retrospectivo e foram incluídos indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos que iniciaram o atendimento no período entre agosto de 2014 e junho de 2016, em um centro de urgência e emergência localizado em Santarém - Pará.

Resultados

Resultados: Foram encontrados 202 casos de IAM, destes, 58,4% (118) eram idosos. 42,3% dos pacientes idosos tinham entre 60 e 70 anos. Quanto ao sexo, 64,5% eram do sexo masculino e 35,5% do sexo feminino. Dentre os sintomas, 84 dos idosos apresentaram como principal sintoma a dor típica e 22 deles não a apresentaram, sendo o principal sintoma a dispneia ou dor epigástrica, classificando o IAM como atípico. Quanto aos fatores de risco associados ao infarto, a Hipertensão Arterial foi o mais prevalente e cerca de 30 pacientes apresentaram, pelo menos, dois fatores de risco para IAM. Acerca do prognóstico, 76% pacientes com IAM típico tiveram alta e essa taxa se aproxima dos 72,7% de altas hospitalares recebidas pelos pacientes com IAM atípico. O percentual de óbitos entre os pacientes com IAM típico e atípico também se aproximaram, com 25,1% e 27,3% óbitos, respectivamente.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Mais da metade dos infartos registrados acometeram idosos, destes, 64,5% eram do sexo masculino. A dor típica do infarto esteve presente na maior parte dos casos, entretanto, em número considerável de idosos (22), esta manifestação clínica não esteve presente. Hipertensão arterial foi um importante fator de risco encontrado e não houve relevantes diferenças entre as taxas de óbitos nos diferentes tipos de IAM. Deve-se, então, abordar de forma especial os pacientes em que o IAM seja de difícil reconhecimento e diagnóstico tardio.

Palavras Chaves

Infarto Agudo do Miocárdio; Idosos; Manifestação; Típico; Atípico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Karine Leão Marinho, Tawanna Franco Mota, Nádia Carolina de Lima Vinagre Pedroso, Everaldo de Souza Otoni Neto, Gabrielly da Silva Costa