14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Treinamento de Agentes Comunitários de Saúde para o reconhecimento da demência

Fundamentação/Introdução

A maioria dos casos de demência estão relacionadas ao envelhecimento. E está ocorrendo um grande aumento do número de idosos na população mundial, o que gera importantes implicações neurológicas, sociais, financeiras e psicológicas quando se associa com a demênicia. Cerca de 12,2% da população brasileira é idosa, apresentando cerca de 80 anos de idade e estima-se que 30-50% desta população terá demência. Para uma extensa triagem da doença é usado o Mini Exame do Estado Mental (MEEM).

Objetivos

detectar precocemente e de maneira ampla a demência na população idosa.

Delineamento/Métodos

MÉTODO: aplicação de MEEM na população idosa com suspeita. Através de visitas domiciliares por Agentes Comunitários de Saúde (ACS), uma vez que conhecem a área de influência em questão. Para este fim, houve um treinamento de 100% dos ACS no Centro de Saúde Lagoa, localizado em Belo Horizonte, MG. Com exemplificação do MEEM e explicação dos tipos de demência. A validação do trabalho obteve-se através da aplicação de um pré e pós-teste para a verificar a aprendizagem e entendimento sobre quando aplicar o MEEM, além de sua importância para auxilio diagnóstico.

Resultados

Por meio da participação de 17 ACS, vimos que a média de acertos do pré- teste foi de 58,2% enquanto a do pós-teste 77%. Assim observou-se uma boa evolução após a exposição do assunto. No pré-teste não houve nenhum participante com 100% de acerto, já no pósteste alguns participantes totalizaram o teste.Percebeu-se que os ACS não sabiam sobre o MEEM, pois ao aplicar o pré teste 14 participantes erraram à pergunta em questão. Já no pós-teste, observou-se uma melhora de acertos sobre o tema. 47% das ACS ainda referenciariam ao médico da equipe sem ter a iniciativa de aplicar o teste de triagem,
mesmo após capacitação dos agentes.

Conclusões/Considerações finais

Pelo presente estudo percebeu-se relevância significativa da educação continuada e permanente, uma vez que após a ministração do assunto, a maioria dos resultados foi positiva, principalmente no que tange ao MEEM. Por isso é necessário manter o treinamento com os ACS, uma vez que conhecem bem a área de abrangência em questão e ainda há dúvidas sobre aplicação deste importante teste.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

angelica renata kuakoski, mariana ribeiro martins, jessica de sousa landim, genaro pellegrino, henrique de martins barros