14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CASOS DE SÍFILIS EM GESTANTE E SUA DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL NA REGIÃO NORTE DO BRASIL DE 2010 A 2015

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: A sífilis é uma infecção sistêmica sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum, que, se não tratada, pode evoluir para cronicidade e desenvolvimento de sequelas. A transmissão, além de por via sexual, pode ser vertical, causando a sífilis congênita, responsável por altas taxas de morbimortalidade, levando a abortamentos, óbito fetal, morte neonatal. De 2005 a 2014, no Brasil, foram notificados 100.790 casos de sífilis em gestantes, e os números vêm aumentando a cada ano.

Objetivos

Objetivos: Quantificar o número de casos de sífilis gestacional e a distribuição percentual de 2010 a 2015, por grupos etários na região Norte do Brasil.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Estudo quantitativo, analítico, observacional, retrospectivo. Foi realizado com dados sobre sífilis gestacional, referentes ao período de 2010 a 2015, obtidos do Departamento de vigilância, prevenção e controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites virais, do boletim epidemiológico de sífilis-2016 (http://indicadoressifilis.aids.gov.br/)

Resultados

Resultados: A análise dos grupos etários na região norte, demonstra a presença de sífilis em gestantes de 10 a 14 anos, e um aumento de 100% em 2015, em relação a 2010 neste grupo. O grupo com maior número de casos em todos os anos, é o de 20 a 29 anos, grupo em que se encontram a maioria das mulheres em idade fértil. Além disso, esse grupo teve um aumento de 120% em 2015, se comparado a 2010. A distribuição percentual se manteve semelhante no decorrer dos anos mostrando que o aumento do número de casos parece ter as mesmas causas associadas. No Brasil, em 2010, eram 10.629 casos de sífilis em gestantes e em 2015, esse número subiu para 33.381. Na região norte, o aumento foi proporcionalmente semelhante, com 1.433 casos em 2010, que correspondem a 13,5% dos casos nacionais e, 3.518 em 2015, 10,5% dos casos nacionais neste ano.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: A Região Norte é uma região que contribuiu bastante com o aumento dos casos de sífilis gestacional nos últimos 5 anos no Brasil, e refletiu de maneira semelhante a modificação do número de casos nacional. Relação sexual desprotegida, comportamento sexual de risco, tratamento tardio, ineficaz ou negligenciado e o não tratamento dos parceiros continuam sendo os fatores que mais contribuíram para o aumento do número de casos de sífilis em gestantes.

Palavras Chaves

Palavras chaves: Sífilis em gestante; Região Norte; Boletim epidemiológico

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapá - Brasil

Autores

Vanessa Moita Azevedo, Amanda Alves Fecury, Felipe Noujeimi Gonçalves, Marcela da Silva Costa, Marcus Willian Braga Abreu