14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

REGIÃO NORTE: DOENÇA DE CHAGAS NO PERÍODO DE 2006 A 2014

Fundamentação/Introdução

A Doença de Chagas, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, é uma patologia que manifesta um curso clínico bifásico, com possíveis repercussões cardíacas e digestivas. Quando aguda, chamada de Doença de Chagas Aguda (DCA), costuma acometer o coração e causar sintomas inespecíficos, como a febre. Atualmente, sua transmissão tem se dado, preferencialmente, por via oral, fato comum na Região Norte, onde o consumo comum de açaí pode ser meio propício à ingestão de fezes e partes do vetor contaminadas com o protozoário.

Objetivos

Quantificar os casos de Doença de Chagas Aguda na Região Norte no período de 2006 a 2014

Delineamento/Métodos

Para esta pesquisa de caráter quantitativo, foram coletadas informações no banco de dados DATASUS, do Ministério da Saúde, no qual foram selecionados o período escolhido à pesquisa, a Região Norte como local de residência e as características epidemiológicas da DCA. Em seguida, os números encontrados foram convertidos em porcentagem.

Resultados

No Brasil, foram encontrados 1.349 casos de DCA no período estudado, com a Região Norte compondo 93,8% de seu total. O ano com maior número de confirmações foi 2009, com 221 notificações. Nos outros anos, os números não ultrapassam duas centenas, mantendo um padrão linear de infecções. O estado com maior predominância de DCA é o Pará, correspondendo a 83% dos casos do Norte. Convém ressaltar que o segundo estado com mais casos não obteve mais que 100 destes; Roraima e Rondônia, juntos, apresentam em todo o período apenas 4 episódios. A população parda (70%) e com faixa etária entre 20 e 39 anos (32,7%) é a mais acometida pela patologia. Os casos de DCA em homens e mulheres foram equivalentes.

Conclusões/Considerações finais

Percebeu-se que a Região Norte é bastante vulnerável à infecção pelo Trypanosoma cruzi, embora os números nesta não tenham aumentado com o passar dos anos. Quanto aos estados do Norte, acredita-se que, mesmo sendo o Pará o estado mais populoso destes, a quantidade irrisória de DCA encontrada em outros estados revela possível subnotificação da patologia. Crê-se também que a predominância de DCA em pardos se deva ao fato de estes serem maioria no Norte. A ocorrência equivalente da doença em homens e mulheres sugere não haver fator de predisposição ligado ao sexo na região. A partir dos achados e de suas interpretações, ratifica-se a importância das vigilâncias epidemiológica e sanitária no que concerne ao controle da Doença de Chagas na Região Norte.

Palavras Chaves

Doença de Chagas; Norte; Quantitativo

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapá - Brasil

Autores

Vanessa Moita Azevedo, Marcus Willian Braga Abreu, Bruna Soares Lacerda, Rúbenns Tavares Silva, Marcela da Silva Costa