14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Mielite Lúpica: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A mielite representa uma das manifestações neuropsiquiátricas mais raras do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Geralmente se apresenta com fraqueza súbita de membros inferiores associada ou não a diminuição de sensibilidade e descontrole de esfíncteres. No LES, os quadros neurológicos como este estão mais frequentemente relacionados a doenças infecciosas ou vasculares.
O diagnóstico é clínico, laboratorial e através de Ressonância Magnética (RNM). É fundamental a punção liquórica para afastar infecções do sistema nervoso central.
O tratamento é realizado com metilprednisolona e ciclofosfamida.

Objetivos

Instigar os clínicos a suspeitarem do LES como doença de base em caso de quadros de mielopatia.

Delineamento/Métodos

Relato de caso.

Resultados

KBN, 48 anos, feminina, negra, não tabagista, diagnosticada com LES em 2015, quando iniciou uso de prednisona. Esta foi sendo reduzida gradualmente até a completa suspensão em Outubro/2016. A partir deste mês começou a haver parestesia, paresia, câimbras, movimentos involuntários, fraqueza muscular e contrações em membro superior e inferior esquerdo, além de disestesia no membro superior direito. As manifestações ocorriam inclusive durante o sono, eram agravadas pela deambulação e deflagradas à flexão do pescoço. Em Novembro, evoluiu com urgência miccional associada a piora do quadro neurológico.

Ao exame físico identificada alteração de sensibilidade à direita, hiperreflexia e hemidistonia em dimídio esquerdo.

RNM de coluna cervical evidenciou lesão intramedular, compatível com mielite, estendendo-se do corpo vertebral de C2 a C3-C4. Os exames laboratoriais revelaram anticorpo lúpico, VHS, PCR, C3 e C4 dentro da normalidade.

Fez uso de metilprednisolona 1g/dia por cinco dias seguida de prednisona 1mg/kg/dia e ciclofosfamida 1100mg/dose mensal com proposta de manutenção por seis meses.

Recebeu alta com diminuição da frequência dos sinais e sintomas, no entanto, a intensidade persistiu assim como a necessidade de deambulação com apoio. Mantido acompanhamento com Neurologista e, em Fevereiro de 2017, ainda persistia com espasmos musculares secundários a marcha, parestesia em membro inferior esquerdo e hipoestesia a direita.

Conclusões/Considerações finais

A mielite é uma doença rara, de rápida evolução e prognóstico desfavorável se não tratada adequadamente. É importante o conhecimento desta entidade médica e sua associação com o LES para que o tratamento possa ser instituído celeremente.

Palavras Chaves

Lúpus Eritematoso Sistêmico, Mielite, Lúpus Neuropsiquiatrico

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital da Polícia Militar - Minas Gerais - Brasil

Autores

Natália Silveira de Paiva, Camila Ribeiro Milagres, Cecília Oberlender, Renata Diniz Rabelo Ferreira, Leila Patricia Muniz