14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Paciente em Idade Fértil com Cefaleia e Diagnóstico de Trombose Venosa Central: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A cefaleia é um sintoma bastante comum nos serviços de Atenção Primária correspondendo a cerca de 2-16% das idas dos pacientes aos serviços de emergência. Sua caracterização depende de uma anamnese e exame clínico neurológico direcionado para que seja diferenciada entre primária e secundária. Esta última é uma entidade menos comum e possui associação temporal estreita com uma doença orgânica. Segundo o Comitê de Classificação da International Headache Society (IHS) a trombose de seios venosos é incomum, constituindo menos de 1% dos acidentes vasculares encefálicos, apesar de ser comum em mulheres em idade fértil.

Objetivos

Relatar um caso de paciente em idade fértil com cefaleia na emergência e diagnóstico de Trombose Venosa Central (TVC).

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo do tipo Relato de Caso, utilizando dados retrospectivos, obtidos através de revisão de prontuário físico e eletrônico

Resultados

MSCS, 24 anos, com histórico de cefaleia migranosa desde a infância deu entrada em emergência com cefaleia intensa hemicraniana à direita, diferente de padrão habitual, associada a vômitos. Foi medicada com sintomáticos e liberada para domicílio. Retorna em turno oposto com parestesia, hemiparesia à direita, foto/fonofobia, turvação visual, desvio de comissura e episódio de síncope. Faz uso regular de anticoncepcional e não possui comorbidades prévias. AngioTC de Crânio evidenciou falha de enchimento na porção posterior do seio sagital superior, transverso e sigmoide direitos compatível com TVC. Após melhora do quadro neurológico, recebeu alta hospitalar em uso de Warfarina e durante seguimento ambulatorial de Neurologia foi diagnosticado gestação com 18 semanas, comprovando gravidez antecedente ao evento neurológico. Prosseguiu em acompanhamento em Maternidade Referência em Alto Risco e passou a fazer uso da Heparina de Baixo Peso Molecular em substituição a Warfarina. USG Morfológica evidenciou suspeita de atresia de esôfago. Parto realizado com 40 semanas, sem intercorrências. Orientado pela Neurologia que se retorne uso Warfarina após o parto.

Conclusões/Considerações finais

A avaliação diagnóstica da cefaleia em mulheres grávidas e em idade fértil são semelhantes, incluindo indicações para neuroimagem e punção lombar a depender da suspeita diagnóstica, cabendo avaliar risco/benefício em cada situação. A literatura considera o Beta-hCG urinário ou sanguíneo um importante instrumento na emergência para afastar gravidez atual e definição de conduta medicamentosa com melhor perfil de segurança para o feto.

Palavras Chaves

Cefaleia; Trombose Venosa Central; Idade fértil.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE SALVADOR - Bahia - Brasil

Autores

MURILO ALBUQUERQUE REIS, GABRIEL FERNANDO DULTRA BASTOS, ALINE FERNANDA ANTUNES PAZ, MARIA EUNICE FONSECA LEITE, JUAN IGNACIO CALCAGNO