14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Defeito de rotação intestinal atuando como fator protetor em paciente com Trombose Arterial Mesentérica: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A isquemia aguda representa uma emergência cirúrgica frequentemente fatal em grande parte pela demora em se fazer o diagnóstico. A combinação de diagnóstico precoce, métodos de imagem e escolha individualizada das opções terapêuticas pode reduzir a morbimortalidade.

Objetivos

Relatar caso de Isquemia Aguda de Artéria Mesentérica Superior, promover conhecimento sobre a patologia e discutir proposta terapêutica conservadora.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um relato de caso. Realizada revisão de prontuário, seguida por descrição de caso clínico e revisão de literatura.

Resultados

Paciente masculino, 58 anos, com relato de dor abdominal difusa de forte intensidade de início abrupto, associada a palidez cutânea, sudorese fria, inapetência e eliminações fisiológicas espontâneas em roupas, de evolução há 4 dias, enquanto praticava esporte. Ao exame físico apresentava dor de leve intensidade à palpação de fossa ilíaca esquerda, sem outras alterações. Os exames laboratoriais evidenciaram discreta elevação de gama glutamil transferase. Submetido a Tomografia Computadorizada de abdome que evidenciaram sinais de trombose suboclusiva de artéria mesentérica superior sem sinais de sofrimento de alças, defeito de rotação intestinal e exuberante circulação colateral com patência da arcada arterial mesentérica. Foi iniciada anticoagulação com heparina não-fracionada (HNF). Devido à estabilidade hemodinâmica, ausência de dor e de sinais radiológicos de isquemia intestinal avançada foi optado por tratamento conservador. Apresentou evolução favorável, recebeu alta hospitalar com ácido acetilsalicílico e Marevan. Segundo a literatura, a oclusão tromboembólica da artéria mesentérica superior é a causa mais comum de isquemia mesentérica aguda, e é responsável por 67 a 95% dos casos. O diagnóstico rápido é essencial para prevenir os eventos catastróficos associados ao infarto intestinal. Em casos de isquemia avançada e instabilidade hemodinâmica, o diagnóstico será necessariamente feito na sala cirúrgica.

Conclusões/Considerações finais

A história natural da isquemia mesentérica pode apresentar consequências catastróficas como sepse, infarto intestinal e morte. Entretanto, terapias conservadoras podem ser adotadas quando correta e seguramente indicadas. No caso do paciente em questão, levamos em consideração sua estabilidade clínica e os achados radiológicos que afastaram isquemia intestinal avançada e evidenciaram intensa rede de circulação colateral adjacente, que se apresentava como fator protetor de um desfecho desfavorável.

Palavras Chaves

Trombose Arterial Mesentérica; Defeito de Rotação Intestinal; Isquemia Mesentérica; Artéria Mesentérica Superior.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Mater Dei - Minas Gerais - Brasil

Autores

Amanda Gomes da Silva Oliveira, Lucas Araújo Carneiro de Abreu, Jefferson Torres Moreira Penna, Wanessa de Oliveira Souza, Silvia Lunardi Rocha