14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Alcoolismo: o consumo de álcool entre estudantes de medicina de uma faculdade em Vitória-ES

Fundamentação/Introdução

O ingresso dos jovens na universidade é marcado por um período de transições na vida social sendo importante destacar o uso abusivo de álcool pelos estudantes de medicina, que muitas vezes ultrapassa os limites do consumo consciente tornando-se um problema de saúde pública. A procura pelo álcool e até mesmo de drogas ilícitas chega a ser maior na população universitária do que na população em geral.

Objetivos

Avaliar aspectos relacionados ao consumo de álcool entre os estudantes de medicina em uma faculdade particular de Vitória-ES.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo seccional, realizado a partir de questionários aplicados em estudantes de medicina do primeiro ao oitavo período do curso, excluindo-se alunos com idade inferior a 18 anos. O teste denominado AUDIT foi desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde e validado em vários países por diversos estudos. Consiste em 10 questões que avaliam aspectos como uso recente de álcool, sintomas de dependência e problemas relacionados ao consumo. O usuário é classificado em zonas de acordo com a pontuação obtida: zona I (indica uso de baixo risco ou abstinência), zona II (indica uso de risco), zona III (indica uso nocivo) e zona IV (indica possível dependência).

Resultados

Dos 333 estudantes avaliados, mais de 81% consumiram álcool no último ano. Quanto à distribuição por zona de risco, a maior parte está localizada na zona I (58,7%). Com relação ao sexo, houve discrepância apenas em relação à zona IV, composta exclusivamente por estudantes do sexo masculino. Na zona I houve prevalência do sexo feminino, enquanto que nas zonas II e III, os resultados não apresentaram grandes diferenças. Quanto à idade, houve leve tendência à redução dos níveis de consumo com o aumento da idade. Nota-se baixos índices na zona IV, sendo o maior percentual de 8,33% por alunos do quarto período.

Conclusões/Considerações finais

O percentual de 81% de consumidores representa um alto numero quando comparado com outros estudos envolvendo estudantes de medicina. Embora o consumo seja elevado, mais da metade dos alunos pertence à classe de baixo risco de dependência, o que revela um provável consumo consciente. Além disso, a leve redução com o passar dos períodos indica possível relação de redução do consumo com o avançar da idade. É necessário se atentar aos estudantes do sexo masculino, pois apesar de não haver uma grande diferença entre os sexos, eles são responsáveis por compor a zona IV.

Palavras Chaves

alcoolismo; consumo de álcool; estudantes de medicina; faculdade; álcool.

Área

Clínica Médica

Autores

Brena de Sá Cardoso, Thaina Rocha Braga Machado, Mariana Pessoa Diniz, Yuri Coelho Dutra, Vinicius Souza Amorim