14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Médico hospitalista: benefícios para o hospital e para os pacientes

Fundamentação/Introdução

Introdução: O trabalho de médico hospitalista, inicialmente desenvolvido nos Estados Unidos, vem ganhando espaço em vários hospitais do mundo. No Brasil, este novo sistema de medicina hospitalar tem gerado resultados promissores para instituições de saúde, corpo clínico e pacientes.

Objetivos

Objetivo: Pesquisa que visa analisar os resultados da implementação do projeto médico hospitalista.

Delineamento/Métodos

Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva e quantitativa sobre os resultados da implementação do projeto médico hospitalista, que passou a ser executado em 3 andares de um hospital de grande porte e alta complexidade do leste de Minas Gerais, durante o ano de 2016. Será realizada análise de indicadores monitorizados por setor específico, durante o primeiro ano de suas atividades, 2016, comparando os resultados com o ano anterior à sua implementação. Os indicadores analisados são: taxa de mortalidade, taxa de ocupação, média de permanência e taxa de infecção. Para tratamento dos dados será utilizado estatística descritiva. Os resultados serão apresentados em tabelas.

Resultados

Resultados: Comparando os dados pode-se observar que houve significativa melhora da assistência com redução da média de permanência de 4,45 para 3,84, aumento da taxa de ocupação de 74,5% para 82,66%, redução da taxa de infecção de 0,81% para 0,33% e redução da taxa de mortalidade de 1,09% para 0,95%.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão. Considerando os dados apresentados, este novo modelo de gestão da assistência trouxe resultados positivos e deve ser alvo de avaliação e incentivo financeiro por parte dos gestores.

Palavras Chaves

Médico hospitalista, gestão hospitalar

Área

Clínica Médica

Autores

Patrícia Menezes Moreira, Alessandra de Sousa Andrade Martins