14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Steam pop e o tamponamento cardíaco - Um relato de caso

Fundamentação/Introdução

“Steam pop” refere-se ao som audível produzido por uma explosão intramiocárdica com formação de gás quando a temperatura do tecido cardíaco alcança 100oC durante um procedimento de ablação, encontrado mais comumente durante a ablação por radiofrequência da fibrilação atrial. Este fenômeno pode levar à perfuração cardíaca e ao tamponamento cardíaco.

Objetivos

Este relato de caso tem como objetivo descrever a evolução de uma complicação da ablação eletiva da fibrilação atrial através da radiofrequência. O tamponamento cardíaco é a complicação fatal mais frequente da ablação da fibrilação atrial eletiva, ocorrendo em 1,3 a 3,8% dos casos.

Delineamento/Métodos

Paciente feminina de 56 anos com história de fibrilação atrial persistente há 8 meses refratária ao tratamento clínico, internou para ablação eletiva. História pregressa incluía hipertensão, diabetes mellitus e ataque isquêmico transitório. A paciente foi admitida em ritmo de fibrilação atrial com frequência cardíaca controlada. Ecocardiograma transesofágico e transtorácico pré-ablação excluíram a presença de trombos intracavitários. Realizou-se estudo eletrofisiológico e ablação por radiofrequência das veias pulmonares com cateter Medtronic PVAC Gold sob auxílio de ecocardiograma transesofágico para realização da punção transeptal. O procedimento foi encerrado sem relato de intercorrências com a paciente em ritmo sinusal. Após 2 horas, a paciente começou a evoluir para um quadro de insuficiência respiratória, hipotensão e turgência de jugular necessitando de prótese ventilatória e início de aminas vasoativas. Pela suspeita de tamponamento cardíaco, realizou-se ecocardiograma na beira do leito que confirmou o diagnóstico. Foi realizada pericardiocentese de emergência e durante as próximas 24 horas manteve-se com necessidade de doses elevadas de aminas e evoluiu com injúria renal e hepática. Não houve regressão do choque e a paciente evoluiu para óbito no dia seguinte.

Resultados

Foto - Imagem ecocardiográfica demonstrando derrame pericárdico volumoso

Conclusões/Considerações finais

A perfuração cardíaca é uma complicação reconhecida dos procedimentos de ablação, mais comumente encontrada durante a ablação da fibrilação atrial. Em uma análise retrospectiva com 892 pacientes que foram submetidos a ablação endocárdica, 1% foi complicado com perfuração ventricular e mais da metade destas foram causadas por “steam pops”. Neste relato de caso, baseado na evolução e no procedimento, a perfuração cardíaca e o derrame pericárdico foram possivelmente causados por um “steam pop".

Palavras Chaves

tamponamento cardíaco; perfuração cardíaca; steam pop; ablação por radiofrequência; fibrilação atrial

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Adventista Silvestre - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Karoline Sieracki Rede, Fernando Santiago Montenegro, Rafael Fernandes