14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

POLIANGEÍTE MICROSCÓPICA COM PESQUISA DE ANTICORPOS ANTICITOPLASMA DE NEUTRÓFILOS NEGATIVA EM PACIENTE JOVEM ASSOCIADA À PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA

Fundamentação/Introdução

A Poliangeíte Microscópica (PM) é uma vasculite sistêmica necrozante que afeta predominantemente pequenos vasos. Sua incidência é de 1:100.000 e os sintomas usualmente surgem por volta dos 50 anos. Mais de 90% dos pacientes com PM e envolvimento pulmonar e/ou renal apresentam Anticorpo Anticitoplasma de Neutrófilos (ANCA) no soro. A ausência de inflamação granulomatosa é o que define o diagnóstico do ponto de vista histopatológico.

Objetivos

Relatar um caso de PM com ANCA negativo em paciente jovem sem acometimento renal, associada à Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) a fim de suscitar a suspeição clínica diante de quadro semelhante.

Delineamento/Métodos

Homem, 25 anos, admitido com queixa de tosse produtiva com hemoptise, febre, mialgia e epistaxe eventual há 3 dias. Estava febril e apresentava discreto infiltrado intersticial em base pulmonar esquerda no raio X. Plaquetometria de 18.000/mm³ sem alterações em coagulograma. Esfregaço de sangue periférico evidenciou macroplaquetas. Definido diagnóstico de PTI e pneumonia adquirida na comunidade com início de dexametasona 40 mg/dia por 4 dias e amoxicilina/clavulanato por 7 dias.
No retorno, paciente queixava-se de dor pleurítica, dispneia e novo episódio de hemoptise. Análise laboratorial apresentou leucocitose, plaquetas de 578.000/mm³, anemia normocítica, provas de atividade inflamatória positivas, urinálise e função renal sem alterações e ausência de proteinúria. Tomografia computadorizada de tórax com presença de broncopneumopatias inflamatórias bilaterais, com padrão de pneumonia intersticial organizante (Bronchiolitis Obliterans Organizing Pneumonia - BOOP). Realizada broncoscopia com biopsia transbrônquica – anatomopatológico: pneumonite crônica intersticial com necrose fibrinoide focal de vasos capilares e áreas de fibrose intersticial, com padrão de BOOP associada a PM. Pesquisa de ANCA negativa.

Resultados

Após 2 meses de prednisona 1 mg/kg sem sucesso, foi iniciada ciclofosfamida 1000 mg/mês (5 doses) e azatioprina com melhora progressiva da função pulmonar avaliada por espirometria.

Conclusões/Considerações finais

Apesar de se tratar de doença rara e de diagnóstico complexo, é razoável que diante de manifestações pulmonares não responsivas ao tratamento para a hipótese inicial, a PM seja considerada um possível diagnóstico. Tal raciocínio resultará em investigação adicional, instituição do tratamento adequado em tempo hábil e melhora do prognóstico.

Palavras Chaves

Poliangeiite microscópica. Vasculite sistêmica. Púrpura Trombocitopênica Idiopática. Hemoptise.

Área

Clínica Médica

Autores

Aline Bonora Oliveira, Katia Rejane Rodrigues Leal, Jorge Fernando Miranda Pereira, Iara Baldim Rabelo, Rodrigo Vismari Oliveira