14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO ENTRE RAZÃO TRIGLICERÍDEOS/HDL-C E SÍNDROME METABÓLICA EM ANGOLANOS ADULTOS

Fundamentação/Introdução

A prevalência de doenças metabólicas está em grande ascensão tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. Dentre os fatores associados ao risco cardiometabólico, as dislipidemias desempenham um papel importante. Em países que estão em transição epidemiológica, como é o caso dos países africanos, há pouca informação sobre o risco cardiometabólico e os fatores associados. Além disso, as informações que estão disponíveis foram obtidas em negros americanos, que não representam a população negra africana pois estão adaptados ao estilo de vida americano.

Objetivos

O presente estudo testou a associação entre o aumento da razão triglicerídeos (TG)/HDL-c e o aumento do risco cardiometabólico em uma população negra africana.

Delineamento/Métodos

Realizamos um estudo transversal, com 619 indivíduos com idade entre 20 e 70 anos, residentes de Luanda, capital de Angola. Informações demográficas e socioeconômicas, assim como a avaliação clínica e antropométrica e os testes bioquímicos foram realizados em visita à clínica de investigação cardiovascular.

Resultados

619 participantes (318 mulheres, 291 homens), com idade média de 44 anos foram incluídos. A prevalência de hipertensão foi de 45%, sem diferença entre sexo. Porém, a síndrome metabólica (SM) foi mais prevalente em mulheres (18,2% vs. 40,2%, P<0.001). Observamos aumento progressivo da relação TG/HDL-c em função do aumento da idade ou do IMC. Indivíduos com SM apresentaram níveis significativamente maiores de TG/HDL-c, mesmo após ajuste para idade e IMC (Homens: 3,7±0,2 vs. 2,2±0,1; Mulheres: 2,7±0,1 vs. 1,9±0,1). Ainda, a curva ROC para o risco cardiovascular e para a SM mostrou boa sensibilidade e especificidade para o diagnóstico da SM, tanto em homens quanto em mulheres.

Conclusões/Considerações finais

Existe a associação entre TG/HDL-c e SM em negros africanos, podendo ser usada como auxiliar no diagnóstico. Porém, os pontos de corte disponíveis para TG/HDL-c devem ser revistos uma vez que subestimam o risco.

Palavras Chaves

Síndrome metabólica; Dislipidemias; África.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - Minas Gerais - Brasil

Autores

João Vitor Santos Calzavara, Nilcinádia Alves Anjos, José Geraldo Mill, Marcelo Perim Baldo