Malária Grave causada pelo Plasmodium Vivax
A malária é uma doença febril infectoparasitária causada por protozoários do gênero Plasmodium. Pode haver evolução do quadro para malária grave, mais comumente causada pelo P. Falciparum
Alertar sobre as possibilidades que o Plasmodium não falciparum possui de evoluir para a forma grave e fatal da malária.
Relato de Caso
E.P.T , 46 anos, natural de Cacoal, procedente de Porto Velho, caminhoneiro. Sem antecedentes de malária, coledocopatias ou outras comorbidades. Deu entrada no Hospital Regional de Cacoal (HRC) com queixa de dor em abdome superior e plenitude gástrica,com evolução de aproximadamente um mês, associada a febre alta predominantemente no período vespertino, icterícia, hepatomegalia, poliartralgia de grandes articulações, surgimento de petéquias difusas pelo corpo, astenia e dispnéia. Apresentou piora do padrão respiratório,aumento das escórias nitrogenadas, sendo encaminhado a UTI. Evoluiu com confusão mental, taquicardia,edema de membros inferiores e insuficiência respiratória com saturação de 80% sem suporte de 02. Foi submetido a intubação orotraqueal, evoluindo com necessidade de diálise. Ainda na entrada foram solicitadas sorologias pra Dengue, hepatites, HIV e pesquisa de Plasmodium, sendo todas negativas. Nova pesquisa de plasmodium foi feita no terceiro dia de internação, com resultado positivo pra Malária vivax. Iniciou-se primaquina e cloroquina sendo substituída por artesunato e clindamicina sob orientação da infectologia, visto que tratava-se de um quadro de malária grave que evoluiu com complicações cerebrais,renais e hepática.
A malária é um problema global de saúde humana,afetando principalmente as regiões tropicais e subtropicais do planeta atingindo uma imensidão de pessoas. Em 2015, 214 milhões de casos foram diagnosticados.As principais revisões sobre malária referem que a malária grave é quase exclusivamente causada por Plasmodium falciparum. Das quatro espécies que infectam o homem esta, é a única que afeta o cérebro. São infecções que implicam em manifestações clínicas e complicações que potencialmente são fatais, podendo acometer todos os órgãos, sendo ainda mais grave em caso de comprometimento do sistema nervoso central. A idade e o estado de imunidade afetam significativamente o prognóstico da enfermidade. O P. falciparum é o grande responsável pelas formas graves e fatais da malária, porém, o P. vivax foi o responsável pela doença no paciente descrito.
Malária grave,P. Falciparum,P. Vivax
Clínica Médica
Hospital Regional de Cacoal - Rondônia - Brasil
Drielly Layanne da Costa de Sousa, Vinicius Silva Barros, Querolai Gomes Gadelha, Raissa Oliveira Neves, Thalyssa Rodrigues Oliveira