14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERICARDITE POR HISTOPLASMA CAPSULATUM: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A histoplasmose é uma infecção cujo agente etiológico é o Histoplasma capsulatum¸ fungo encontrado em solo rico em umidade e nitrogênio, como os contaminados com excrementos de aves e morcegos. No Brasil, a infecção é descrita em casos esporádicos. O quadro clínico é amplo e a forma sintomática mais comum é a Pulmonar. O acometimento pericárdico é uma complicação reconhecida em até 10% dos pacientes sintomáticos, sendo relatados na literatura pesquisada apenas 58 casos até 2017.

Objetivos

Relatar um caso de histoplasmose pericárdica e ressaltar sua importância no diagnóstico diferencial de derrame pericárdico.

Delineamento/Métodos

Paciente do sexo feminino, 71 anos, residente em área urbana, procurou o pronto-atendimento queixando-se de queda do estado geral, perda ponderal de 13 Kg em 4 meses, tosse seca, febre, dor torácica pleurítica e poliartralgia há 15 dias. Antecedente pessoal de Hipertensão Arterial sistêmica e Diabetes mellitus tipo 2, sem história de exposição a fezes de aves. Ao exame físico, estertores crepitantes em base pulmonar esquerda, dor à palpação de articulações de ombros, joelhos e tornozelos bilateralmente, sem sinais de artrite. Iniciada investigação de síndrome consuptiva, sendo evidenciado anemia normocítica/normocrômica, provas inflamatórias elevadas, derrame pleural bilateral e derrame pericárdico na tomografia computadorizada de tórax, este último sem repercussão hemodinâmica significativa ao ecocardiograma. A análise do líquido pleural foi compatível com transudato. Aprofundada investigação com Ressonância Magnética Miocárdica, com achados compatíveis com pericardite efusivo-constritiva e processo inflamatório em atividade, com espessamento pericárdico importante.

Resultados

Realizada janela pericárdica e biópsia do pericárdio, com histopatologia compatível com inflamação crônica e coloração com Metenamina de Prata de Grocott positiva para Histoplasma capsulatum, permitindo diagnóstico de Histoplasmose pericárdica e introdução do tratamento com anfotericina B, posteriormente substituída pelo Itraconazol, apresentando resposta clínica satisfatória.

Conclusões/Considerações finais

Por tratar-se de complicação infrequente da Histoplasmose (5-10% dos pacientes sintomáticos), o comprometimento pericárdico pelo H. capsulatum é pouco descrito na literatura. Dada então a relevância de relatar o caso e firmar a importância de tal diagnóstico diferencial em casos de pericardites sem etiologia definida. No caso relatado, o quadro e evolução clínica foram compatíveis com o encontrado na literatura.

Palavras Chaves

Histoplasmose; pericardite, derrame pericárdico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital e Maternidade Celso Pierro - São Paulo - Brasil

Autores

FERNANDA BETANHO MORI, MARIA LíGIA CISCON, ADRIANO CESAR BERTUCCIO, THIAGO LUÍS RONCONI, JULIO CESAR RONCONI