14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TIME DE RESPOSTA RÁPIDA (TRR): A EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL SAMARITANO BOTAFOGO-RJ

Fundamentação/Introdução

Times de resposta rápida são equipes multidisciplinares estruturadas com o objetivo de reconhecer sinais ou sintomas de alerta, intervir precocemente e interromper a deterioração clínica dos pacientes, impedindo o evento de parada cardiorrespiratória (PCR) e melhorar seu desfecho hospitalar. Sinais de alerta são sinais clínicos que precedem uma PCR em um período que varia de minutos a poucas horas. Definiu-se como código azul (CAz), PCR ou insuficiência respiratória aguda, e como código amarelo (CAm), 90mmHg > pressão arterial > 200mmHg, 50 > frequência cardíaca > 120bpm, 12 > frequência respiratória > 30ipm, febre > 38°C, glicemia < 70mg/dl, oligúria (< 100ml/6h), dispneia ou dessaturação, sangramento agudo, dor torácica ou palpitação, crise convulsiva ou alterações neurológicas agudas. Cerca de 70-85 % dos pacientes apresentam alguma destas manifestações 8 horas antes de uma PCR. Em 70% dos casos a deterioração é respiratória ou neurológica. Os tempos para chegada do TRR ao local de acionamento são de 3 minutos (CAz) e 20 minutos (CAm). No Hospital Samaritano, o TRR abrange todas as unidades clínicas de internação (exceto as que possuem equipe própria - CTI, Unidade Coronariana, Unidades Semi-Intensivas e Centro Cirúrgico), bem como áreas administrativas e de circulação, onde pacientes, familiares, visitantes ou colaboradores possam precisar de socorro rápido. É composto pelo médico plantonista e/ou rotina, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta.

Objetivos

Análise retrospectiva do banco de dados desde sua implantação (agosto/2015 a maio/2017).

Delineamento/Métodos

Análise retrospectiva do banco de dados desde sua implantação (agosto/2015 a maio/2017).

Resultados

Houve 21.064 solicitações de avaliação de pacientes internados, sendo 409 acionamentos do TRR: 404 CAm (98,8%) com tempo médio de chegada de 2,8 minutos, e 5 CAz (1,2%) com tempo médio de 1,7 minuto; o último CAz ocorreu em agosto de 2016. Houve 94 transferências (22,9%) para unidades fechadas (monitorização hemodinâmica/respiratória), e apenas 5 óbitos (1,2%).

Conclusões/Considerações finais

A atuação do TRR é baseada no princípio da segurança do paciente: o racional é que a intervenção precoce resulta num desfecho melhor. Traz conceitos e habilidades no cuidado de doentes críticos para a beira do leito (“CTI sem paredes”). Tal estratégia, executada por equipes de alta performance regularmente treinadas, é adotada em nossa instituição com excelentes resultados na redução de PCR nas unidades clínicas de internação.

Palavras Chaves

Time de resposta rápida

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Samaritano - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

João Marcelo Costa, Gustavo Mello, Vanessa Rosa, Luis Felipe Teixeira, Marcelo Bravo Carneiro