14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SUBDIAGNÓSTICO X COMPLICAÇÕES DA SÍNDROME DE CUSHING: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Cushing endógena é um estado clínico resultante da secreção excessiva, persistente e inapropriada do cortisol. É uma entidade rara e de difícil diagnóstico, requerendo um conhecimento detalhado do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal . Uma das dificuldades encontradas baseia-se no fato de que as manifestações clinico laboratoriais , são também observadas em doenças comuns e prevalentes, como obesidade, síndrome dos ovários policísticos e depressão.

Objetivos

Relatar caso de adulto jovem, com fratura vertebral e trauma raquimedular, secundária ao hipercortisolismo.

Delineamento/Métodos

Trata-se de J.A.S, 46 anos, masculino, portador de hipertensão arterial de difícil controle, de inicio há 26 anos, com presença de transtorno depressivo maior recente, fáceis cushingoide e distribuição central de gordura. Apresenta história de que após esforço físico moderado, evoluiu com lombalgia aguda, de forte intensidade. Como não houve remissão da dor, foram realizados exames físico e laboratoriais, sendo evidenciado fratura de corpos vertebrais de L1 - L3 e trauma raquimedular (TRM) . Durante investigação, notou-se hipocalemia, hipercortisolismo e osteoporose.

Resultados

Devido às manifestações clínicas, foi solicitado Ressonância Nuclear Magnética de sela túrcica que demonstrou microadenoma em adenohipófise, confirmando, portanto, a presença de síndrome de Cushing primária. Realizado exerese da lesão, seguido de ajuste hormonal, otimização de antihipertensivos, correção de potássio e tratamento conservador do TRM. Recebeu alta hospitalar em bom estado geral, com orientação de manter acompanhamento com neurocirurgia e endocrinologia

Conclusões/Considerações finais

A Síndrome de Cushing apresenta diagnóstico baseado em alta suspeição clínica associada a um amplo conhecimento das consequências geradas pelas alterações hormonais. Fratura óssea em pacientes jovens, sem história de trauma de alto impacto, é um sinal de alerta para investigação de causas secundárias. Alertar os profissionais quanto às numerosas possibilidades de doenças que causam lesões ósseas, torna-se essencial. Caso contrário, o subdiagnóstico se torna frequente, podendo acarretar um aumento da morbimortalidade do paciente.

Palavras Chaves

síndrome de cushing, hipercortisolismo, osso patológico, subdiagnóstico, trauma raquimedular

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Caridade de Diamantina - Minas Gerais - Brasil, UFVJM - Minas Gerais - Brasil

Autores

LEANDRO MOURÃO MIRANDA, DEBORA GONÇALVES SOUSA SETE, FABIANA SOUZA MAXIMO PEREIRA