Síndrome de Löffler com apresentação atípica em idosa portadora de câncer de mama metastático: relato de caso
Síndrome de Löffler é uma pneumonia eosinofílica, caracterizada por infiltrados pulmonares migratórios associados, geralmente, com um aumento do número de eosinófilos no sangue e escarro. Pode estar relacionada à infecção parasitária, particularmente o Ascaris lumbricoides e o Strongyloides stercoralis, por seus ciclos enteropulmonares. Entretanto, a presença do parasita no líquido pleural é uma situação extremamente rara.
Relatar o caso de uma idosa portadora de câncer de mama metastático, em cujo exame histopatológico do líquido pleural evidenciou-se presença de larva de Ascaris lumbricoides.
Paciente, sexo feminino, 65 anos, procurou atendimento médico devido a quadro de dispnéia progressiva com um mês de evolução e intensificação na última semana. Ao exame físico, evidenciado murmúrio vesicular abolido em base esquerda e raros sibilos. Realizada propedêutica imagenológica com tomografia computadorizada de tórax que evidenciou lesão expansiva sólida em mama esquerda, de provável natureza neoplásica, notando-se ainda linfonodopatias mediastinais e hilares bilaterais, broncopatia difusa bilateral, espessamento de interstício septal e axial nas bases pulmonares bilateralmente e moderado derrame pleural à esquerda, parcialmente encistado e com espessamento das pleuras parietal e visceral. Dada possibilidade de exsudato complicado ou comprometimento pleural maligno, optou-se pela realização de toracocentese diagnósticaa e biópsia pleural.
O aspirado do líquido pleural foi suspeito para presença de células neoplásicas malignas, sendo evidenciada estrutura compatível com larva de Ascaris lumbricoides. Biópsia pleural revelou adenocarcinoma comprometendo a pleura. A paciente foi tratada com broncodilatadores, Albendazol e Prednisona com boa resposta. Foi encaminhada à oncologia para tratamento específico da neoplasia avançada. A paciente iniciou tratamento quimioterápico com boa evolução inicial e continua em seguimento oncológico periódico.
A Síndrome de Löffler deve ser considerada como diagnóstico diferencial de pacientes com quadros de dispnéia progressiva, sobretudo em situações de comprometimento da imunidade, considerando que pode estar relacionada à infecção parasitária, particularmente o Ascaris lumbricoides, por seu ciclo enteropulmonar. Entretanto, a presença do parasita no líquido pleural é uma situação extremamente rara. Este é o primeiro caso na literatura nacional que se tem conhecimento.
Sindrome de Löffler; Ascaris; Derrame pleural; Parasitose intestinal
Clínica Médica
Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS - Minas Gerais - Brasil
Rebecca Neponucena Sobrinho, Vanessa Costa Gomes, Jorge Luiz de Carvalho Mello, Fiorita Lopes Gonzales Mundim