14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA MORTALIDADE EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, SEGUNDO ESCORE SOFA.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Os preditores de evolução e mortalidade vêm sendo extensamente estudados e aplicados, tanto para definir o melhor gerenciamento de recursos financeiros e alterar a conduta terapêutica, quanto para monitorar o desempenho de uma Unidade de Terapia Intensiva. O SOFA (Sequential Organ Failure Assessment), score inicialmente criado em 1995, trouxe a possibilidade de mensurar a disfunção de órgãos separadamente, assim como notar a eficácia de terapêuticas voltadas para aquele sistema orgânico, além de avaliar individualmente os pacientes, defeito comum aos outros escores produzidos. Com a relação esperada entre morbidade e mortalidade, esse índice foi aplicado com sucesso para previsão de óbito em diversas populações.

Objetivos

OBJETIVOS: Avaliar a relação entre mortalidades de pacientes internos em uma Unidade de Terapia Intensiva, segundo o SOFA.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS: Foi realizado um estudo Coorte com 10 pacientes no período de 72h, com idades superiores a 63 anos, portadores de patologias diversas. As variáveis utilizadas foram: SOFA nos dias 1,2 e 3, idade, sexo, patologias (pneumonia ou outras) e mortalidade. Para a análise foi utilizado o teste Exato de Fisher desde que as condições para utilização do teste Qui-quadrado de Pearson. Para verificar o grau de concordância entre a escala SOFA e a ocorrência de óbito foi obtido a curva ROC com área sob a curva e um intervalo de confiança de 95% para a referida área. A margem de erro utilizada para a decisão dos testes estatísticos foi de 5,0%.

Resultados

RESULTADOS: A idade média dos pacientes foi 73,5 +/- 7 anos, dos quais 70% eram homens. O diagnóstico predominante foi de pneumonia (90%). O SOFA foi avaliado em intervalos de 6 a 11 e de 12 a 13 e a mortalidade neles foi de 42,9% e 66,7% (p=1,00) respectivamente. O SOFA em relação aos óbitos apresentou área na curva ROC de 0,640 (95,0%: IC 0,25 a 1,00); relativo a sexo, o SOFA de 6 a 11 esteve presente em 71,% (p=1,00) dos homens e na pneumonia em 60% (p=1,00), nas idades entre 63 e 75 anos este SOFA apareceu em 83% (p=0,50). A mortalidade no sexo masculino foi de 57,1%(p=0.487), para pneumonia 60% (p=1,00) e entre as faixas etárias analisadas 63 a 75 e 76 a 87 foram iguais 50%(p=1,00).

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES: No nosso coorte, a mortalidade foi mais comum no SOFA 12 e 13, sexo masculino, diagnósticos de pneumonia e entre os intervalos etários, foram igualmente acometidos, mas todos sem apresentar significado estatístico.

Palavras Chaves

Mortalidade; Prognóstico; Insuficiência de Múltiplos Órgãos


Área

Clínica Médica

Autores

LOUISE LIRA BRONZEADO CAVALCANTI, MARIA CLAUDIA LINS PEREIRA, IGOR SOUZA PESSOA DA COSTA, CAROLINNE RIBEIRO COUTINHO MADRUGA, GEORGE ROBSON IBIAPINA