14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil do atendimento psiquiátrico realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU da região de Pelotas

Fundamentação/Introdução

A Primeira Oficina Nacional de Atenção às Urgências em Saúde Mental ocorreu no ano de 2004, ratificando a assistência às urgências psiquiátricas e o papel do SAMU nas crise psíquicas. Sendo assim, há uma crescente necessidade da analise do perfil do atendimento pré-hospitalar desta população.

Objetivos

O presente estudo tem por objetivo analisar o perfil do atendimento pré-hospitalar nos chamados psiquiátricos.

Delineamento/Métodos

O estudo caracteriza-se por ser retrospectivo, observacional, descritivo, quantitativo e teve como base de dados o sistema de informação tracking and recognizing users in the environment (TRUE) correspondente aos atendimentos clínicos realizados no ano de 2015 na região de Pelotas, situada no sul do estado do Rio Grande do Sul/Brasil.

Resultados

O número total de atendimentos clínicos realizado pelo SAMU da região de Pelotas no ano de 2015 foi um total de 10.843. Destes, 2121 (19,56%) foram para pacientes com quadros de desordem psiquiátrica, os quais se destacam em número de ocorrência: 460 por abuso de álcool (21,69%), 460 por surto psicótico (21,69%), 413 por ansiedade/depressão (19,47%), 345 por crise conversiva (16,27%) e 156 por abuso de drogas (7,36%).

Conclusões/Considerações finais

Nota-se a maior prevalência de atendimentos psiquiátricos abarcando o abuso de álcool e surto psicótico, o que vem ao encontro do crescente uso de substâncias psicoativas e do diagnóstico de patologias psiquiátricas. Visto isso, há necessidade da intervenção de profissionais capacitados, com conhecimento, competências, técnicas e habilidades singulares. Além disso, pela necessidade da urgência e, muitas vezes, incapacidade da coleta de dados pela situação imposta, torna-se difícil a caracterização minuciosa do paciente, não sendo possível o reporte completo. A inclusão do suporte à saúde mental pelo SAMU e a discussão sobre o assunto é de suma importância para a melhoria deste processo. Portanto, tal estudo serve para estimular a maior produção de conhecimento e formulação de intervenções específicas para a população em estudo.

Palavras Chaves

atendimento, emergência, urgência, SAMU, pré-hospitalar, psiquiatria

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Católica de Pelotas - UCPel - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Mateus Luís Riedi, Achilles Gentillini Neto, Gustavo Valente, Mateus de Mamann Vargas, Luísa Mendonça de Souza Pinheiro