14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso de melanoma coróide

Fundamentação/Introdução

O Melanoma de coróide é o tumor mais comum ocular, tem maior prevalência na sexta década de vida, sexo masculino e raça branca. O quadro clínico pode ser assintomático até diminuição visual e dor ocular. O diagnóstico é realizado pela fundoscopia e confirmado com ultrassonografia ocular. O tratamento é controverso e deve ser considerado o tamanho do tumor e metástase.

Objetivos

Descrever um relado de caso sobre o melanoma coróide e a tratamento disponível.

Delineamento/Métodos

As informações foram obtidas por revisão de prontuário, entrevista com o paciente, registro de métodos diagnósticos e terapêuticos e revisão de literatura.

Resultados

Paciente CPC, masculino, 36 anos, compareceu ao oftalmologista há 3 anos com alteração súbita visual (metamorfopsia) em olho esquerdo. Solicitado mapeamento de retina e visualizado lesão tumoral sólida cupuliforme nasal e área de descolamento plano temporal inferior e ecografia complementar com massa em coróide medindo 8.7 mm e 14.5mm de base sugestiva de melanoma de coróide. Encaminhado ao ambulatório de oncologia, com ausência de metástase e iniciado tratamento com Braquiterapia com iodo-125. Após 2 anos, apresentou piora da acuidade visual e diagnosticado hemorragia ocular confirmado por retinografia. Indicado tratamento com Ramixumabe em olho esquerdo durante 3 meses e atualmente em tratamento com Aflibercept. Apresentando acuidade visual em olho esquerdo 20/400 e exames com ausência de metástase.

Conclusões/Considerações finais

Concluímos que, diante disso, não é necessária a realização de biópsia no melanoma coróide, porém, ainda é controverso a indicação do melhor tratamento: enucleação ou braquiterapia

Palavras Chaves

melanoma de coróide, neoplasia coróide/diagnóstico, braquiterapia.

Área

Clínica Médica

Autores

Claudia Stein Da silva , Juliana Collodetti Jandoso, Daniele Polegatto Cristo, Weider Andrade Tome, Carolini Pereira Schafer