14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE DRESS INDUZIDA POR CARBAMAZEPINA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de DRESS (Drug Rash with Eosinophilia and Systemic Symptoms) é uma grave reação adversa a fármacos, idiossincrática, com características sistêmicas de erupção cutânea, linfadenopatia, anormalidades hematológicas e envolvimento de múltiplos órgãos. Sua incidência é de 1:1000 a 10000 em pacientes em uso de anticonvulsivantes, apresentando taxa de 10% de mortalidade.

Objetivos

Relatar um caso compatível com a Síndrome de DRESS no HSM – RO desencadeada por Carbamazepina.

Delineamento/Métodos

Relato de Caso

Resultados

M.O.C, sexo feminino, 41 anos, negra, deu entrada ao Hospital Santa Marcelina (RO) inicialmente apresentando edema em região labial e nas mãos, evoluindo com erupções cutâneas de progressão craniocaudal há duas semanas, sendo estas eritemo-descamativas e pruriginosas, associado a febre, anasarca e linfadenopatias cervical, inguinal e axilar. Portadora de crises convulsivas desde os 14 anos, previamente tratada com Fenobarbital, substituído há 30 dias por Carbamazepina. Exames na admissão evidenciaram: Eosinófilos (1877,4/mm³), TGO/AST (387U/L) e TGP/ALT (480U/L). Radiografia de tórax evidenciou pneumonia em base direita. Definida a hipótese diagnóstica de Síndrome de DRESS, foi suspenso o uso de Carbamazepina e instituída corticoterapia com Metilprednisolona 125mg, Hidrocortisona 300mg, Dexclorfeniramina 2mg, Prometasina 50mg e Levofloxacina 500mg para tratamento da infecção. Paciente evadiu-se da unidade hospitalar com melhora dos sintomas dermatológicos apresentando apenas edema em membros inferiores. Foi prescrito Hidantal 100mg para crises convulsivas com sucesso no tratamento.

Conclusões/Considerações finais

A Síndrome de DRESS é uma reação severa de hipersensibilidade induzida por drogas, rara e potencialmente fatal. Por conta da raridade dessa reação, seu diagnóstico é desafiador considerando a diversidade de erupções cutâneas e órgãos envolvidos. Deve ser suspeitada principalmente em paciente recebendo medicamento de risco (principalmente anticonvulsivantes). O reconhecimento precoce da DRESS e agente causal é essencial, possibilitando uma atuação imediata, pois o atraso no diagnóstico e na suspensão do medicamento desencadeante pode ocasionar desfechos graves e fatais.

Palavras Chaves

Síndrome de DRESS; Carbamazepina; Hipersensibilidade a Drogas

Área

Clínica Médica

Autores

Lucas Maciel de Almeida Corrêa, Manoel Luiz Guimarães Junior, Letícia Paiva Cindra, Letícia Mantovani Milan, Ticiana Albuquerque Gonçalves