14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Meningite Criptocócica associada à Síndrome de Ramsay Hunt

Fundamentação/Introdução

A meningite criptocócica está tipicamente relacionada a imunodeficiência. A espécie mais comum desse fungo é o Cryptococcus neoformans, que é cosmopolita e está associada a imunodepressão celular. Sua incidência aumentou nos últimos anos devido a epidemia do vírus da imunodeficiência humana (VIH). Em indivíduos HIV-negativos ela é relativamente rara, mas a letalidade pode ser maior. A síndrome de Ramsay Hunt é uma doença causada pelo vírus Varicela-Zoster no conduto auditivo externo, geralmente associada ao estado de imunodepressão.

Objetivos

Relatar o caso de paciente com meningite criptocócica que manifestou síndrome de Ramsay Hunt durante o quadro, em paciente HIV negativo, ressaltando seus sintomas, diagnóstico, tratamento e evolução.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo descritivo a partir de análise dos exames, entrevista com o paciente e revisão da literatura.

Resultados

G.R., masculino, 63 anos, procedente de Volta Redonda-RJ, residente em Salvador, hipertenso, com antecedente de cirurgia de adenoidectomia um mês antes dos sintomas. Relata viagem para Fortaleza-CE quando começou a manifestar cefaleia e febre não aferida. Após cerca de 15 dias procurou atendimento médico, ficando internado 11 dias sem conclusão diagnóstica; no período evoluiu com adinamia, febre e lesões bolhosas em dorso e orelha direita. Evoluiu com celulite na orelha e posteriormente paralisia facial periférica direita. Ainda sem diagnóstico, foi transferido para outro hospital, onde foi realizada punção liquórica cujos resultados foram: Citologia global 110/mm³, glicose 48mg/dl, proteínas totais 66mg/dl. Um segundo exame revelou micológico direto (tinta da China) e cultura para C. Neoformans positivos, e IgG reagente para o vírus Varicela-Zóster. Diante dos resultados, foi iniciada anfotericina B deoxicolato 50 mg IV 1 vez ao dia por 14 dias, com boa resposta clínica. Recebeu alta com fluconazol 300mg VO por 10 semanas. Paciente evoluiu na alta com melhora parcial da paralisia facial e ataxia.

Conclusões/Considerações finais

Pacientes HIV negativos e não transplantados podem ter maior letalidade do que os seus homólogos, devido aos efeitos subjacentes da doença e ao diagnóstico tardio pelo baixo índice de suspeição. Mesmo em tais circunstâncias, houve uma boa resolução do caso, exceto pela sequela da paralisia facial, relacionada ao herpes-zóster.

Palavras Chaves

Cryptococcosis. Ramsay-Hunt. Meningite Criptocócica. HIV.

Área

Clínica Médica

Instituições

Unifoa - Centro Universitário de Volta Redonda - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Isadora Froeder Oliveira, Karla Cristina Pereira Barros, Rodrigo Cuiabano Paes Leme