14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RESPOSTA TERAPÊUTICA À COMBINAÇÂO DE DECADRON E TALIDOMIDA EM UM CASO DE MACROGLOBULINEMIA DE WALDENSTROM

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fudamentos: A macroglobulinemia de Waldestrom apresenta-se como uma neoplasia de linfócitos B em que as células sintetizam grandes quantidades de IgM. Altos níveis desse anticorpo se depositam no fígado, baço e nódulos linfáticos gerando manifestações clínicas com sintomas de hiperviscosidade. Ainda não é considerada curável.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso de investigação de esplenomegalia volumosa secundária à macroglobulinemia de Waldenstrom em paciente masculino idoso, além do tratamento com combinação de decadron e talidomida tendo resposta favorável em cerca de um mês.

Delineamento/Métodos

Não há pois é um Relato de Caso.

Resultados

Descricão do Caso: Paciente masculino, 71 anos, procurou atendimento médico queixando-se de prostração, tontura e emagrecimento de 20 kg em quatro meses. Recebeu transfusão de concentrado de hemácias devido anemia severa há cerca de seis meses. Ao exame, espaço de Traube ocupado com volumosa esplenomegalia. Laboratório: Hb 5,4 g/dL, leucócitos 5.450 mil/mm³, plaquetas 73.000 mil/mm³, IgM 7960 mg/dL. Paciente foi encaminhado para nova hemotransfusão e solicitada biópsia de medula óssea com análise histopatológica do material que confirmou macroglobulinemia de Waldenstrom. A terapêutica de escolha foi decadron 4 mg 10 cps/semana, talidomida 100 mg 1 cp/dia e eritropoietina 4.000 UI em dias alternados. Após cerca de um mês, paciente mostrou sucesso no tratamento com melhora dos sintomas iniciais e ganho de peso. Ao exame, espaço de Traube livre. Laboratório: Hb 7,3 g/dL, leucócitos 3.440 mil/mm³, plaquetas 107.000 mil/mm³, IgM 817 mg/dL.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão; A macroglobulinemia de Waldenstrom apesar de não ter cura, apresenta diversas opções terapêuticas que variam de acordo com cada paciente. No nosso caso foi feita uma combinação de decadron 4 mg e talidomida 100 mg que mostrou efeito sinérgico favorável.

Palavras Chaves

macroglobulinemia de Waldenstrom; reposta terapêutica; talidomida; decadron.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Valéria de Almeida Ferreira Mendes, Cárita Maia Rodrigues Alves, Amanda Pereira da Costa, Bianca Motta da Silveira, Patrícia Damião Gomes