14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Burnout na docência em escolas da rede pública de ensino de Jacobina-BA

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Burnout (SB) surgiu em 1974, com o psicanalista norteamericano Freudenberger, que descreveu como uma síndrome psicológica caracterizada por três componentes principais: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Mudanças nas relações professor/aluno e no ambiente de trabalho fizeram com que os profissionais da educação passassem a ser submetidos a intensas cobranças, críticas e rotina exaustiva de trabalho. Diante dessa intensa exposição a fatores estressores, as doenças de caráter ocupacional passaram a se consolidar no cotidiano do corpo docente, sendo capazes de desmotivar e afastar esses profissionais da sala de aula. Nos últimos anos, a SB tem passado de forma despercebida e vem sendo subdiagnosticada em indivíduos com elevados níveis de estresse, isolamento social e perda do interesse no trabalho

Objetivos

Avaliar a associação das características da atividade docente e a SB em professores de escolas públicas de ensino fundamental em uma cidade do interior da Bahia, Brasil

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo. População constituída de professores do ensino fundamental, das escolas da rede pública de Jacobina, BA, no período de agosto de 2015 a março de 2016, selecionados de forma não probabilística. Foi utilizado o instrumento Maslach Burnout Inventory – Educators Survey (MBI-ES) e variáveis de análise para correlacionar a SB na atividade docência

Resultados

Incluídos 145 professores, 88,2% mulheres (M) e 11,8% homens (H). Idade=43,5±7,5 anos (27-67). Rastreamento positivo para SB em 4,9% e 64,4%, segundo critérios de Ramirez et al e Grunfeld et al, respectivamente. Em análise de ambos os critérios a maioria foram do sexo feminino, adultos jovens, casados, tinham filhos, possuíam semelhança quanto ao tempo de experiência profissional, carga horaria semanal e vínculo empregatício estável. Além de apresentarem baixa média de horas de sono, não realizavam exercício físico, sendo o absenteísmo no último mês ausente na maioria com SB, este último sendo estatisticamente significante. Apresentaram alto nível de exaustão emocional em 45,2%, seguida de baixa realização profissional 43,8% e despersonalização em nível alto em 6,1%

Conclusões/Considerações finais

A SB tem se tornado um grave problema de saúde pública entre os profissionais da educação, uma vez que, o estresse afeta as relações familiares, sociais e de trabalho, podendo causar danos à saúde do trabalhador, prejuízos ao processo ensinoaprendizagem e oneração de custos a órgãos públicos e privados devido afastamento do trabalho.

Palavras Chaves

Síndrome de Burnout; Professores; Estresse; Saúde do Trabalhador

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE SALVADOR - Bahia - Brasil

Autores

MURILO ALBUQUERQUE REIS, ALINE FERNANDA ANTUNES PAZ, LUCÍOLA MARIA LOPES CRISÓSTOMO, BRUNO GIL CARVALHO LIMA