Síndrome de Burnout na docência em escolas da rede pública de ensino de Jacobina-BA
A síndrome de Burnout (SB) surgiu em 1974, com o psicanalista norteamericano Freudenberger, que descreveu como uma síndrome psicológica caracterizada por três componentes principais: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Mudanças nas relações professor/aluno e no ambiente de trabalho fizeram com que os profissionais da educação passassem a ser submetidos a intensas cobranças, críticas e rotina exaustiva de trabalho. Diante dessa intensa exposição a fatores estressores, as doenças de caráter ocupacional passaram a se consolidar no cotidiano do corpo docente, sendo capazes de desmotivar e afastar esses profissionais da sala de aula. Nos últimos anos, a SB tem passado de forma despercebida e vem sendo subdiagnosticada em indivíduos com elevados níveis de estresse, isolamento social e perda do interesse no trabalho
Avaliar a associação das características da atividade docente e a SB em professores de escolas públicas de ensino fundamental em uma cidade do interior da Bahia, Brasil
Estudo descritivo. População constituída de professores do ensino fundamental, das escolas da rede pública de Jacobina, BA, no período de agosto de 2015 a março de 2016, selecionados de forma não probabilística. Foi utilizado o instrumento Maslach Burnout Inventory – Educators Survey (MBI-ES) e variáveis de análise para correlacionar a SB na atividade docência
Incluídos 145 professores, 88,2% mulheres (M) e 11,8% homens (H). Idade=43,5±7,5 anos (27-67). Rastreamento positivo para SB em 4,9% e 64,4%, segundo critérios de Ramirez et al e Grunfeld et al, respectivamente. Em análise de ambos os critérios a maioria foram do sexo feminino, adultos jovens, casados, tinham filhos, possuíam semelhança quanto ao tempo de experiência profissional, carga horaria semanal e vínculo empregatício estável. Além de apresentarem baixa média de horas de sono, não realizavam exercício físico, sendo o absenteísmo no último mês ausente na maioria com SB, este último sendo estatisticamente significante. Apresentaram alto nível de exaustão emocional em 45,2%, seguida de baixa realização profissional 43,8% e despersonalização em nível alto em 6,1%
A SB tem se tornado um grave problema de saúde pública entre os profissionais da educação, uma vez que, o estresse afeta as relações familiares, sociais e de trabalho, podendo causar danos à saúde do trabalhador, prejuízos ao processo ensinoaprendizagem e oneração de custos a órgãos públicos e privados devido afastamento do trabalho.
Síndrome de Burnout; Professores; Estresse; Saúde do Trabalhador
Clínica Médica
UNIVERSIDADE SALVADOR - Bahia - Brasil
MURILO ALBUQUERQUE REIS, ALINE FERNANDA ANTUNES PAZ, LUCÍOLA MARIA LOPES CRISÓSTOMO, BRUNO GIL CARVALHO LIMA