14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ EM JOVEM COM CHIKUNGUNYA GRAVE

Fundamentação/Introdução

Introdução: Chikungunya (CKG) é uma arbovirose causada por vírus, da família Togaviridae e do gênero Alphavirus, transmitidos através da picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. É uma patologia de grande preocupação em saúde pública devido a sua alta taxa de ataque, suscetibilidade da população à infecção e altas taxas de morbidade. A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma das manifestações neurológicas grave da doença e está relacionada à resposta imune exacerbada com consequente dano tecidual, sendo mais frequentes em pacientes com comorbidades e extremos de idade.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso de SGB secundária à infecção por CKG em mulher jovem.

Delineamento/Métodos

Descrição Do Caso: Paciente feminino, 19 anos, previamente hígida, procurou atendimento médico com queixa de mialgia, artralgia, febre alta de início há 8 dias, rash cutâneo há 5 dias e vômitos com sangue e epistaxe há 4 dias. Na admissão estava em regular estado geral, apresentando edema em grandes e pequenas articulações em membros. Prescritas medidas de suporte, solicitada avaliação neurológica, colhido sorologia para CKG e líquor. Paciente evoluiu com anasarca, diminuição da mobilidade e sensibilidade dos membros inferiores, paralisia ascendente e perda do controle esfincteriano, sendo prescrito Imunoglobulina por cinco dias com melhora dos sintomas. Após três dias apresentou piora motora até memebros superiores, com melhora dos sintomas na semana seguinte. Análise liquórica apresentava proteinoraquia, RM de coluna dorsal com intenso reforço difuso das raízes da cauda equina, bem como da superfície anterior do cone medular; eletroneuromiografia sugestiva de polineuropatia predominantemente axonal, sensitivo e simétrico, agudo nos membros inferiores e sorologia para CKG com IgM reagente.

Resultados

Após 30 dias pós alta hospitalar a paciente recuperou controle de esfíncteres e com 60 dias passou a andar com apoio.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O comprometimento neurológico causado pela infecção por CKG esta relacionado com altos custos de internação e longo tempo de recuperação, sendo imperiosas medidas para minimizar a sua transmissão.

Palavras Chaves

Chikungunya, Síndrome de Guillain-Barré, mulher jovem

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral Universitário - Mato Grosso - Brasil

Autores

Maria Elisa Duarte Nadaf, Marcos Rezende Jesus Teixeira, Viviany Lima Peres, Talita Franco Pasquantonio, Kadja Samara Souza Nascimento Leite