14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

OS OLHARES DOS DISTINTOS ATORES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO MÉDICO RESIDENTE EM PROGRAMAS DE CLÍNICA MÉDICA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Este estudo enfoca a formação do médico residente, especificamente no que diz respeito a avaliação desses profissionais em programas de residência em clínica médica. O conceito de avaliação adotado menciona três momentos para que essa ocorra, antes do ensino, para a qual se estabelece um diagnóstico do conhecimento prévio; durante o ensino, denominada formativa, cuja finalidade é dar retorno ao aluno sobre o processo de ensino e que pode ser proativa ou reativa; e, por fim, depois do ensino, denominada somativa, avaliando a progressão do aluno nas etapas.

Objetivos

OBJETIVO: compreender o processo de avaliação do médico residente em programas de clínica médica sob o olhar dos distintos atores.

Delineamento/Métodos

DELINEAMENTO: Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, cuja coleta de dados ocorreu em dois programas de residência de clínica médica, um em instituição pública e outro privado. Os participantes da pesquisa compreenderam: os coordenadores dos dois programas, oito preceptores (cinco da instituição pública e três da privada) e os médicos residentes (12 na instituição pública e três na privada). A coleta de dados foi por meio de grupo focal e entrevista, as quais foram gravadas, com auxílio de anotações de texto simultâneas. As entrevistas foram transcritas, analisadas, comparadas ao texto das anotações simultâneas e organizadas para reflexão por meio de análise de conteúdo.

Resultados

RESULTADOS: as informações obtidas foram agrupadas em duas unidades de análise: “a avaliação do médico residente sob os pontos de vista dos diferentes sujeitos envolvidos no processo de avaliação” e “a subjetividade na avaliação de valores, atitudes e comportamentos”. Encontrou-se disparidade entre os olhares dos alunos e preceptores quanto a avaliação na formação profissional, subjetividade na avaliação, ausência de regras claras e de conhecimento de todos os envolvidos, remetendo a fragilidade no processo avaliativo.

Conclusões/Considerações finais

CONSIDERAÇÕES FINAIS: É preciso adotar, nesta formação profissional na área de saúde, estratégias de avaliação estruturadas, em variadas formas de apresentação, com os aspectos da avaliação descritos, com os critérios adotados e as devidas atribuições de conceitos qualitativos ou quantitativos, que permitam aos indivíduos o conhecimento do processo avaliativo.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Avaliação. Avaliação Educacional. Avaliação de Desempenho Profissional. Estudos de Avaliação como Assunto. Estudos de Avaliação.

Área

Clínica Médica

Autores

Luiz Carlos Toso, Juliano Mendes Souza