14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pericardite aguda como diagnóstico diferencial do Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnível de segmento ST: Relato de caso.

Fundamentação/Introdução

Pericardite é um processo inflamatório do pericárdio que tem múltiplas causas, sendo infecção viral a mais comum. Dentre os marcadores de alto risco está a elevação de enzimas de necrose miocárdica, tendo o Infarto Agudo do Miocárdio como um dos principais diagnósticos diferenciais. Pacientes com queixa de dor torácica e supradesnível de segmento ST, após afastada insuficiência coronariana aguda, podem ser diagnosticados com pericardite aguda. O trabalho é de relevância devido à escassez de dados epidemiológicos nacionais e estrangeiros referentes ao tema.

Objetivos

Relatar um caso de Pericardite Aguda com supradesnível de segmento ST.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um relato de caso. Os dados foram coletados em um hospital de ensino do estado de Minas Gerais, após a autorização do paciente em prontuário.

Resultados

Identificação: sexo masculino, 24 anos, negro. Previamente hígido, admitido com queixa de dor torácica há um dia, do tipo queimação com duração de 5 minutos. E ventilatório dependente. Evoluiu com piora da dor, levando-o a buscar atendimento médico. O eletrocardiograma do serviço médico de origem mostrava presença de supra desnivelamento do segmento ST de caráter difuso simultaneamente em paredes inferior e anterior. Além disso, houve alteração da isoenzima MB da creatina quinase (CK-MB) de 100 ng/ml e troponina I ng/ml de 21. Paciente foi encaminhado ao serviço médico terciário devido a hipótese de Síndrome Coronariana Aguda com supra de ST. Referiu que há quatro dias da admissão apresentou quadro de febre, mal estar geral e odinofagia, tratado como Amigdalite com Penicilina Benzatina.Encontrava-se em bom estado geral, afebril, estável hemodinamicamente e sem queixa de dor no momento da admissão. Exames da Admissão: Eletrocardiograma: ritmo sinusal, frequência cardíaca de 75 bpm, supra desnivelamento de ST em D2, D3, aVF, V1 a V6, CK-MB de 152 ng/ml, troponina I de 1,28, ng/ml, hemograma normal; ecocardiograma: pericárdio de aspecto anatômico normal e Fração de ejeção de 64%.Foi diagnosticado como Miopericardite Aguda de provável etiologia infecciosa. Tratamento: Ibuprofeno por sete dias e Colchicina por 3 meses. Paciente evoluiu bem clinicamente com alta hospitalar após cinco dias de internação.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico correto proporcionou a condução adequada do caso, permitindo a redução dos custos hospitalares e eliminando riscos de procedimentos desnecessários.

Palavras Chaves

Pericardite aguda, Infarto Agudo do Miocárdio, Dor torácica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

David Sene Oliveira , Maysa Alvarenga Ferreira, Rodrigo Cunha de Souza