14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência Renal em Unidade de Terapia Intensiva de Hospital da Região Leste de São Paulo

Fundamentação/Introdução

Nossa Unidade de Terapia Intensiva tem como casuística 85% de admissões por causas clínicas e 15% devido a etiologias cirúrgicas. O presente trabalho foi realizado abarcando o período de janeiro de 2015 até dezembro de 2016, no hospital Geral de Guaianases Jesus Teixeira da Costa.
Dada a alta mortalidade que se associa a pacientes que evoluem com insuficiência renal aguda, valores que podem chegar até 50%, dados estes já demostrados na literatura, nos quisemos fazer um levantamento global que inclui-se os quadros de insuficiência renal crônica que por diversas causas descompensavam e tiveram necessidade de suporte dialítico.

Objetivos

Demostrar a mortalidade global por insuficiência renal incluindo as causas crônicas e agudas.

Delineamento/Métodos

Foram avaliados retrospectivamente 38 pacientes neste período na UTI do HGG, fizeram parte deste estudo os pacientes que já tinham diagnóstico insuficiência renal crônica é tinham necessidade de suporte dialítico de urgência e aqueles que durante sua internação por outras causas evoluíram com insuficiência renal aguda e precisaram de suporte dialítico.

Resultados

A idade média dos pacientes foi 61,5 anos, com um APACHE II meio de 30, com taxa mortalidade prevista de 73%, um SAPS SCORE de 64 com SAPS risco de 44%. A prevalência em homens foi de 66% e 34% em mulheres, a mortalidade global por gêneros foi de 15,7% no grupo mulheres e 26,3% no grupo homens, sendo que a mortalidade global observada no período foi de 42%.
Insuficiência Renal representa a terceira causa de internação na nossa Unidade de Terapia Intensiva.

Conclusões/Considerações finais

Este trabalho demostrou que a mortalidade renal devido a causas crônicas e agudas é de 42% na nossa UTI, outro fato que merece destaque é que a prevalência da doença e mortalidade são maiores nos homens.
Os quadros de insuficiência renal crônica descompensada se devem em primeiro lugar a má aderência ao tratamento, seguido de descompensações por quadros hipertensivos e posteriormente resultado de processos infecciosos todo isto representa 78% das internações devidas a causas renais crônicas, o resto das internações são devido a outras causas que evoluíram para insuficiência renal aguda com necessidade de suporte dialítico, e que representam na nossa casuística 12% de todas as internações na unidade, A mortalidade e alta, trabalhos de educação populacional devem ser feitos a fim de tratar de minimizar esta realidade.

Palavras Chaves

Insuficiência Renal, suporte dialítico, insuficiência renal crônica, insuficiência renal aguda, mortalidade.

Área

Clínica Médica

Autores

SILVIA CARDENAS PRADO, EDUARDO LOURENÇO, CARLA AGAPITO, FABIO EGAWA, VINICIUS DOS SANTOS JUNQUEIRA