14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS ATENDIDOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS, BRASIL.

Fundamentação/Introdução

O envelhecer provoca mudanças na vida dos indivíduos, nas estruturas familiares e na demanda por políticas públicas. A boa qualidade de vida do idoso está relacionada com a capacidade funcional (independência e autonomia) e a funcionalidade na velhice, que é influenciada pelo processo de envelhecimento fisiológico. Assim, conhecer sobre a qualidade de vida desta população é relevante para nortear condutas, tratamentos, políticas que melhorem os cuidados em saúde.

Objetivos

Mensurar e avaliar a qualidade de vida de idosos atendidos em um Centro de Referência no estado de Minas Gerais, Brasil.

Delineamento/Métodos

Pesquisa transversal, quantitativa, realizada em Montes Claros, MG – Brasil. Utilizou-se o WHOQOL-old para coleta dos dados com uma amostra de 300 idosos. A análise dos dados foi realizada no programa Statistical Package for Social Science, utilizando técnicas estatísticas descritivas e clusterização. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Minas Gerais (parecer nº 890.226).

Resultados

Maior parte dos idosos apresentou idade entre 60 e 79; era alfabetizada; do sexo feminino; casada; com renda de um a dois salários mínimos; possuía casa própria, com saneamento básico. A mensuração da qualidade de vida em todas as dimensões apresentou uma média no escore global de 88,97%, valor considerado satisfatório. As dimensões “Morte e Morrer” (78,13 ±18,81); “Funcionamento Sensório” (74,23 ± 27,77); “Atividade Passadas, Presentes e Futuras” (72,46 ±17,88) receberam maior valor médio. As dimensões “Autonomia” (55,65 ± 17,97); “Participação social” (59,50 ± 17,20); Intimidade (66,13 ± 20,03) receberam menor valor médio. Na análise de cluster, a frequência em cada condição (classe) foi alta para “Muito Satisfeito”, em seguida a condição de “Satisfeito” com frequência intermediária e a condição “Pouco Satisfeito” com a menor frequência.

Conclusões/Considerações finais

Observou-se que a maioria dos idosos está muito satisfeita com a vida. Apesar deste resultado, constatou-se que a morte preocupa essa população, o que gera a necessidade de criar intervenções para amenizar o sofrimento, como o acompanhamento psicológico. A autonomia foi outro desafio, pois interfere na qualidade de vida e é importante para a manutenção do idoso. Dessa forma, é relevante implantar grupos de apoio ao idoso e seus familiares com o intuito de elevar a autonomia desta população. Ressalta-se a importância em realizar outros estudos com este tipo de corte e população.

Palavras Chaves

serviços de saúde para idosos; saúde do idoso; qualidade de vida

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de São João del Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

Patrícia Silva Rodriguez, Luís Paulo Souza Souza, Juliana Souza Andrade, Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D'Angelo, Carla Sillvana Oliveira Silva