14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Feocromocitoma – Relato de caso

Fundamentação/Introdução

Feocromocitomas são tumores raros das células cromafins da medula adrenal majoritariamente benignos sendo a causa de hipertensão arterial sistêmica em 0,2% dos pacientes hipertensos. No entanto, são os paroxismos o achado mais característico, consequentes à liberação de catecolaminas pelo tumor e subsequente estimulação dos receptores adrenérgicos.

Objetivos

Relatar o caso de um indivíduo tratado como hipertensão arterial primária e que por um incidentaloma descobriu ser portador de feocromocitoma com quadro sintomático de difícil controle com grande possibilidade de cura e prevenção de novos eventos cardiovasculares.

Delineamento/Métodos

Relato de caso

Resultados

M.D.L., 68 anos, masculino, negro, aposentado, previamente hipertenso e diabético, iniciou as manifestações clínicas paroxísticas em abril em 2017 durante internação hospitalar para investigação de constipação crônica onde evoluiu com sudorese intensa, tremores, taquicardia, controle pressórico e glicêmico de difícil manejo associado a um episódio de acidente vascular cerebral que culminou em hemiplegia de dimidio direito após crise hipertensiva. Através da tomografia computadorizada foi detectado o incidentaloma adrenal direito e o diagnóstico foi corroborado com elevados níveis das metanefrinas e normetanefrinas urinárias. Após o preparo pré-cirúrgico com 25 dias de alfa-bloqueio e 15 dias de beta-bloqueio monitorado no centro terapia intensiva foi instituído tratamento cirúrgico por adrenalectomia direita com redução importante do risco cirúrgico.

Conclusões/Considerações finais

O caso descrito expõe a investigação diante da variedade de sinais e sintomas desencadeados por substâncias catecolamínicas e não catecolamínicas secretadas pelo feocromocitoma com grande potencial letal, entretanto, curável cirurgicamente.

Palavras Chaves

Medicina, feocromocitoma, hipertensão arterial secundária, neoplasia endócrina, incidentaloma adrenal.

Área

Clínica Médica

Instituições

SEMUSA-FMS Macaé - HSJB - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Nayara Ramos Antelo, Caroline Kautscher Santa Rita, Rayla Felizardo Oliveira Marques, Fernando De Almeida Marques, Fernando Henrique Silva De Souza