Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Feocromocitoma – Relato de caso

Fundamentação/Introdução

Feocromocitomas são tumores raros das células cromafins da medula adrenal majoritariamente benignos sendo a causa de hipertensão arterial sistêmica em 0,2% dos pacientes hipertensos. No entanto, são os paroxismos o achado mais característico, consequentes à liberação de catecolaminas pelo tumor e subsequente estimulação dos receptores adrenérgicos.

Objetivos

Relatar o caso de um indivíduo tratado como hipertensão arterial primária e que por um incidentaloma descobriu ser portador de feocromocitoma com quadro sintomático de difícil controle com grande possibilidade de cura e prevenção de novos eventos cardiovasculares.

Delineamento/Métodos

Relato de caso

Resultados

M.D.L., 68 anos, masculino, negro, aposentado, previamente hipertenso e diabético, iniciou as manifestações clínicas paroxísticas em abril em 2017 durante internação hospitalar para investigação de constipação crônica onde evoluiu com sudorese intensa, tremores, taquicardia, controle pressórico e glicêmico de difícil manejo associado a um episódio de acidente vascular cerebral que culminou em hemiplegia de dimidio direito após crise hipertensiva. Através da tomografia computadorizada foi detectado o incidentaloma adrenal direito e o diagnóstico foi corroborado com elevados níveis das metanefrinas e normetanefrinas urinárias. Após o preparo pré-cirúrgico com 25 dias de alfa-bloqueio e 15 dias de beta-bloqueio monitorado no centro terapia intensiva foi instituído tratamento cirúrgico por adrenalectomia direita com redução importante do risco cirúrgico.

Conclusões/Considerações finais

O caso descrito expõe a investigação diante da variedade de sinais e sintomas desencadeados por substâncias catecolamínicas e não catecolamínicas secretadas pelo feocromocitoma com grande potencial letal, entretanto, curável cirurgicamente.

Palavras Chaves

Medicina, feocromocitoma, hipertensão arterial secundária, neoplasia endócrina, incidentaloma adrenal.

Área

Clínica Médica

Instituições

SEMUSA-FMS Macaé - HSJB - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Nayara Ramos Antelo, Caroline Kautscher Santa Rita, Rayla Felizardo Oliveira Marques, Fernando De Almeida Marques, Fernando Henrique Silva De Souza

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017