14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS DE IDOSOS(AS) EM MINAS GERAIS , BRASIL.

Fundamentação/Introdução

Observa-se no Brasil um aumento da expectativa de vida da população, com crescente número de idosos(as). Esta transição vem acompanhada pela necessidade em assistir esta população em sua integralidade, considerando os diversos aspectos da vida, incluindo a sexualidade.

Objetivos

Descrever os comportamentos sexuais e conhecimento prévio de idosos(as) de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e Aids.

Delineamento/Métodos

Pesquisa transversal e descritiva, realizada em 2012, com 153 idosos(as) cadastrados(as) em uma ESF em Montes Claros, MG - Brasil. Para coleta dos dados, utilizou-se questionário estruturado e validado por outros autores em 2008 que contemplou questões sócio-demográficas; tipo de parceiro sexual; atividade sexual nos últimos seis meses; realização do teste de HIV; uso de preservativos; conhecimento, vulnerabilidade, prevenção e fontes para obtenção de informações de IST’s. Os dados foram analisados de forma descritiva. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética das Faculdades Integradas Pitágoras (CAAE-03518212.2.0000.5109).

Resultados

A maior parte dos idosos era do sexo feminino (62,1%); católica (69%); possuía ensino fundamental (70%); apresentava renda de até um salário mínimo (57%); possuía companheiro (64,8%); apresentou parceria sexual fixa (63%); não teve relação sexual nos últimos seis meses (57,5%); não fazia uso de preservativos (54%); não realizou teste para HIV (78,5%); fez uso de preservativo na última relação sexual (64%). Em relação aos conhecimentos, maior parte informou que o preservativo previne IST/Aids (72,5%); conhece uma ou mais IST’s (91%); tem acesso a mais de um meio de comunicação (92,4%); relatou que qualquer pessoa pode contrair IST/Aids (96%); e acha possível que eles podem contrair IST/Aids (57,5%).

Conclusões/Considerações finais

O conhecimento dos idosos sobre IST/Aids se mostrou satisfatório, por maior parte apresentar conhecimento mínimo sobre as formas de transmissão e vulnerabilidade. Quanto aos comportamentos sexuais, mostraram-se deficientes, principalmente frente à baixa utilização de preservativos e a realização do teste para HIV. Ressalta-se a necessidade de desenvolver políticas de saúde pública para os idosos, bem como o direcionamento das ações dos profissionais de saúde, principalmente os da Estratégia de Saúde da Família, atuando na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população idosa, considerando a naturalidade da sexualidade nessas pessoas.

Palavras Chaves

idosos; clínica médica, doenças sexualmente transmissíveis, comportamento sexual

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de São João del Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

Patrícia Silva Rodriguez, Luís Paulo Souza Souza, Maria Cecília Fátima Oliveira Paulino, Claudinéia Alves Bernardes, Écila Campos Mota