14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Doença de Grover em paciente jovem: um enfoque à importância do diagnóstico

Fundamentação/Introdução

A Doença de Grover é uma dermatose polimórfica, pruriginosa, papulovesiculosa, caracterizada histopatologicamente por acantólise. Embora seja uma doença predominantemente autolimitada, a duração varia de semanas a muitos meses. Aparecem com maior frequência no tórax anterior e dorso, geralmente poupando região palmo-plantar. Acomete predominantemente homens brancos com mais de 40 anos, tendo sua extensão e duração relação direta com a idade, isto é, pacientes com idade mais avançada apresentam lesões mais extensas e de maior duração. A etiologia da dermatose acantolítica transitória permanece desconhecida.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é descrever um caso dessa entidade pouco relatada no Brasil.

Delineamento/Métodos

O estudo de caso se faz a partir da revisão de prontuário de uma paciente de 29 anos que apresentava lesões papulosas e pruriginosas em couro cabeludo, face, membros superiores e inferiores e tronco.

Resultados

V.A.O., 29 anos, sexo feminino, branca, solteira, assistente social, natural e procedente de Promissão/SP. Paciente relatou que apresentava lesões papulosas em couro cabeludo, face, membros superiores e inferiores e tronco, com prurido intenso, que piora com calor e água quente, desde os 8 anos de idade. Foi feito tratamento com anti-histamínicos, corticoides tópicos e vitamina A por 5 anos, com melhora parcial do quadro. AF: pai portador de mieloma múltiplo, mãe saudável, irmã cardiopata.
Exames complementares de 2015: HDL: 51 (>50 mg/dL); LDL: 128 (<160 mg/dL), Colesterol total: 191 (< 200 mg/dL); Fosfatase alcalina: 53 (46 a 116 U/L); Gama GT: 20 (5 a 55 U/L); Glicose: 73 (70 a 99); Hemograma dentro das normalidades; TGO: 33 (15 a 37); TGP: 30 (14 a 59); Triglicérides: 61 (<150); Sorologias negativas.
Realizado biópsia por punch de pele na região infra axilar esquerda. Diagnóstico anatomo-patológico: pele com discreta hiperplasia epitelial, focos de disqueratose acantolítica e esparso infiltrado linfo-histrocitário perivascular (obs.: o quadro histológico pode corresponder à Doença de Grover).
Imunofluorescência: ausência de imunodepósitos.

Conclusões/Considerações finais

Este trabalho foi realizado devido á raridade das descrições da doença no Brasil e, neste relato, ao acometimento de uma paciente jovem do sexo feminino, que desde os 8 anos apresenta lesões típicas, enfatizando a dificuldade do diagnóstico e sua importância, principalmente para o bem estar geral, físico e psicológico do paciente.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Estadual de Bauru - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Carolina Silva, Adriana Reche Viudes Kono, Beatriz Castro Ribeiro, Camila Gabriel Carraro, Rúbia Carla da Cunha Santana