14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DA SECREÇÃO INAPROPRIADA DE HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO COMO MANIFESTAÇÃO PARANEOPLÁSICA DO ADENOCARCINOMA DE PÂNCREAS: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Síndrome da Secreção Inapropriada do Hormônio Antidiurético (SIHAD) caracteriza-se por alteração na secreção do hormônio Antidiurético (ADH) ou mesmo disfunção de osmorreceptores, na ausência de estímulo osmótico ou hemodinâmico, ocasionando alteração na osmolaridade plasmática e hiponatremia. Pode decorrer da produção ectópica de ADH, geralmente por tumores de variados tipos, dentre eles o adenocarcinoma de pâncreas. Este pode apresentar-se inicialmente com sintomatologia inespecífica, dentre as quais a SIADH como manifestação paraneoplásica.

Objetivos

Relatar um caso clínico onde SIHAD surgiu como manifestação paraneoplásica inicial de adenocarcinoma de pâncreas.

Delineamento/Métodos

Estudo observacional descritivo de caso único de adenocarcinoma de pâncreas que teve como manifestação inicial a hiponatremia.

Resultados

I.C.G., sexo feminino, 66 anos, iniciou quadro de prostração e dor abdominal difusa há cerca de 30 dias e perda ponderal de 10 quilos em três meses. Internação há um mês com quadro semelhante, sendo tratada hiponatremia. Ao exame físico notou-se abdome doloroso à palpação profunda, sem massas palpáveis. Investigação laboratorial revelou anemia normocítica e normocrômica, hiponatremia (115 mEq/L) e sódio urinário de 873 mEq/L. Endoscopia digestiva alta, colonoscopia e ultrassonografia abdominal sem alterações importantes. Iniciado correção de hiponatremia, porém sem resposta satisfatória dos níveis séricos do dito eletrólito. Em extensão propedêutica, tomografia computadorizada de tórax evidenciou massa heterogênea em cauda de pâncreas, confirmada por ressonância nuclear magnética. Realizada laparotomia, na qual fora visualizada massa em cauda de pâncreas com invasão da quarta porção duodenal e implantes metastáticos em fígado, mesentério e íleo terminal. Anatomopatológico confirmou presença de adenocarcinoma pancreático invasivo, moderadamente diferenciado, com invasão de mesentério. A evolução do quadro culminou com o óbito da paciente no 13° dia de pós-operatório.

Conclusões/Considerações finais

Considerando os casos de hiponatremia associada a tumores, a maioria é ligada à SIADH. Assim como ocorrido no presente caso, contribui para o diagnóstico tardio a possibilidade de apresentação da hiponatremia como oligo/assintomática. De tal modo, é de suma importância a detecção e tratamento da causa base do distúrbio, além de sua correção, visto a existência de evidências relacionando tal situação a valor prognóstico desfavorável nesses pacientes.

Palavras Chaves

Secreção Inapropriada do Hormônio Antidiurético; adenocarcinoma de pâncreas; hiponatremia

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal José Lucas Filho - Minas Gerais - Brasil

Autores

Talita Santos da Silveira Bettoni, Júlia Gonçalves Pardo, Maria Júlia Agnes Brito, Marcus Vinícius Neves Rosa, Alana Cristina Barbosa Salgado de Oliveira