14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose pleural e peritoneal: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos:A tuberculose (TB) pleural representa a segunda forma mais frequente da TB extrapulmonar e a TB peritoneal é a forma mais comum de TB abdominal.

Objetivos

Objetivos:Relatar um caso de TB extrapulmonar em uma paciente de 49 anos.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos:Estudo descritivo e retrospectivo constando de relato de caso pela avaliação de prontuário e revisão literária nas bases de dados.

Resultados

Resultados:Paciente do sexo feminino, 49 anos, casada, enfermeira de unidade intermediária, natural e residente de Campos dos Goytacazes, procurou serviço de clínica médica por tosse não produtiva, febrícula vespertina, dor na região dorsal e ombros, dor abdominal difusa e distensão abdominal, astenia, anorexia com evolução de 1 mês. Apresentou emagrecimento de 10 quilos durante esse período. Relata episódio recente de cistite. Nega tabagismo, história familiar de câncer, hipertensão e diabetes. O exame físico do aparelho respiratório evidenciou alterações à esquerda: expansibilidade pulmonar e frêmito tóraco- vocal reduzidos, macicez e murmúrio vesicular abolido em base. Ao exame abdominal, há sinal de Piparote positivo. Nos exames complementares, a tomografia computadorizada (TC) de tórax mostrou derrame pleural unilateral esquerdo; TC abdominal evidenciou ascite volumosa; testes para pesquisa de vírus da imunodeficiência humana e bacilos álcool-ácido resistentes negativos. Foi internada (outubro/2016) e encaminhada a toracoscopia com drenagem, que visualizou derrame pleural alaranjado, múltiplas lesões em pleura parietal submetidas à biópsia para análise anatomopatológica e espessamento pleural; minilaparotomia umbilical, que revelou espessamento do peritônio, bloqueio da gordura peritoneal e lesões peritoneais também biopsiadas. O laudo da biópsia foi processo granulomatoso crônico com necrose caseosa e infiltrado histiocitário de células multinucleadas. Após o diagnóstico de TB serosa, iniciou-se o tratamento com tuberculostáticos com duração de 6 meses.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais:O caso acima reforça que os casos de TB extrapulmonar continuam desafiadores pela variedade de apresentações clínicas, resultados laboratoriais inespecíficos, sobreposição de achados radiológicos e procedimentos invasivos com outras doenças, como os implantes metastáticos. Além disso, as manifestações clínicas mais comuns da TB pleural são febrícula vespertina e tosse não produtiva; da TB peritoneal, ascite, dor abdominal e febre, apresentados pela paciente em questão.

Palavras Chaves

Tuberculose extrapulmonar, tuberculose serosa, derrame pleural, ascite.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Isabella Diniz Novaes, Ana Carolina Guedes Castro, Edwarda Ciâncio Soares Silva, Ivan Salgado Azevedo, Maron El Kik