14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SARCOMA DE KAPOSI IATROGÊNICO EM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE SUBMETIDO À CORTICOTERAPIA DE CURTA DURAÇÃO .

Fundamentação/Introdução

Sarcoma de kaposi (SK) é um tumor vascular que se apresenta em quatro formas: SK Clássico, SK Endêmico, SK Iatrogênico e SK relacionado ao HIV. A presença do SK iatrigênico está relacionada a transplantes de órgãos sólidos e corticoterapia em dose imunossupressora a longo prazo, com media de 16 meses. Esta teoria é fundamentada pela atuação dos corticoídes na resposta imune mediada e consequente reativação do virus Hhv-8, fundamental para o desenvolvimento do SK, mas seriam esses os mesmos mecanismos para uma apresentação aguda da doença?

Objetivos

Descrever um caso de SK iatrogênico com comportamento clínico agressivo, em um paciente previamente hígido, que usou corticoterapia dose imunossupressora por curto período de tempo.

Delineamento/Métodos

D.A.O.S, 25 anos, masculino, branco, diabético tipo 1, com internação em novembro de 2016 por anemia hemolítica autoimune, recebendo alta em dezembro de 2016 com prednisona em dose imunossupressora. Em janeiro de 2017, com 37 dias de uso do corticoide, evoluiu com presença de placas vermelho arroxeadas em amígdalas, tonsilas, faringe e linfonodomegalia cervical. Iniciado antibioticoterapia sem resposta. Realizou tomografia computadorizada de tórax, abdome e pelve, mostrando linfonodomegalia generalizada. Evoluiu com injúria renal aguda não oligúrica, derrame pleural exudativo bilateral volumoso, anemia e plaquetopenia. Sorologia com teste Elisa para HIV negativo, e anticorpos IgM e IgG positivos para citomegalovírus e Epstein Barr vírus. Pesquisadas colagenoses e imunodeficiências primárias, todas negativas. Realizada biópsia de medula óssea sem evidência de doença hematológica primária e biópsia de linfonodo inguinal, sugestivo de kaposi nodal X Angiomatose bacilar. Encaminhado material para revisão, confirmando SK Nodal, e iniciado pesquisa para Bartonella sp que se mostrou negativa. Ainda fazendo parte da investigação, foi realizada endoscopia digestiva alta com biópsia negativa para malignidade.
Paciente iniciou desmame do corticoide e evoluiu com melhora clínica importante com resolução das complicações sem necessidade de quimioterapia.

Resultados

Relato de Caso.

Conclusões/Considerações finais

O SK iatrogênico torna-se crescente como malignidade oportunista em pacientes em uso de imunossupressores, particularmente, corticoide a longo prazo. Ainda não se encontrou na literatura surgimento da doença com uso de corticoide por curto intervalo de tempo como no caso relatado, fazendo -se necessário aprofundamento em pesquisas que envolvam SK iatrogênico .

Palavras Chaves

Sarkoma de Kaposi, corticoterapia, Imunossupressão.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital de Força Aérea do Galeão - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Daniele Guedes Allan, Eric Costa Almeida, Lucas Pires Leal Barbieri Carnaval, Mariana Mendes Bastos Figueiredo, Ana Margarida Bentes bertolo